quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Uma Questão de Interpretação - Parte 2

por Cleiton Heredia


Existem rumores de que o Hotel Califórnia era um hospital para doentes mentais chamado "Camarillo State Mental Hospital". Outros, mais paranóicos, afirmam que era um hotel que realmente existiu, onde haviam membros de uma seita canibalística que devoravam as pessoas que lá vinham se hospedar; e alguns outros, menos visionários, entendem que a música é uma metáfora ao câncer.

Vários religiosos consideram esta música como satânica, e outros vão mais além chamando-a de o hino oficial da Igreja de Satã.

Os componentes da banda Eagles são acusados por seitas evangélicas americanas desde a década de 70 de serem satanistas membros da organização criada por Anton LaVey (dizem que na parte interna do encarte "Hotel California" existe uma foto do próprio Anton LaVey observando a movimentação das crianças).


Os crentes afirmam ainda que a música "Hotel California" é uma homenagem à "Black House", sede da Igreja de Satã na Califórnia que anteriormente era usada como pousada.

Dizem que a letra da música é repleta de referências aos primeiros anos da Igreja de Satã, incluindo a câmara de descompressão ritual e uma menção honrosa à data em que a Bíblia Satânica foi lançada, "1969".

E é claro, como não podia faltar, a turma da "música reversa" que jura de pé junto que existem mensagens satânicas em algumas partes quando ouvidas de trás para frente. O vídeo abaixo dá um exemplo disto:


Seria este mais um exemplo clássico de pareidolia auditiva?

Por outro lado existem aqueles que acreditam que tudo não passava de uma sensacionalista campanha promocional com o único propósito de vender um número cada vez maior de discos (caso tenha sido isto, funcionou direitinho).

Na verdade esta estratégia é a preferida dos astros do rock que conhecem muito bem a atração que sentem os seres humanos pelo desconhecido, bem como a curiosidade por tudo aquilo que é proibido.

Continua...

Um comentário:

  1. Ainda aguardando a continuação ouso: o marketing é tão forte quanto a crença. O marketing explorando a crença tem um poder demolidor...

    Fato é que você descobriu um belo caminho para o Blog...

    ResponderExcluir