
Segundo entendem alguns especialistas da medicina ortomolecular, a fruta é um dos mais perfeitos alimentos que existem, pois gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo em retorno.
A principal fonte de energia para nossas atividades cerebrais é a glicose. A fruta, rica principalmente em frutose, é transformada com facilidade por nosso organismo na glicose que nosso cérebro precisa para trabalhar. Além disto, como uma grande parte das frutas são constituídas de 90 a 95% de água, elas acabam também limpando nosso corpo ao mesmo tempo em que o alimenta.
O único problema com as frutas é que a maioria de nós não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efetivamente seus nutrientes.
Deve-se comer frutas preferencialmente com o estomago vazio.
Por que?
A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estomago: são digeridas no intestino delgado. As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali vão para o intestino, onde liberam seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar.
Você já comeu alguma fruta de sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite lembrando daquela frutinha? Você até chega a pensar que aquela fruta deveria estar meio passada ou até estragada, mas na verdade tudo aconteceu apenas porque ela foi ingerida da maneira adequada, ou seja, com o estômago cheio de amido, proteína e gorduras.
A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora. Seria bom se evitássemos beber sucos industrializados envazados em recipientes de vidro ou lata.
Por que não?
A maioria das vezes o suco foi aquecido no processo de vedação e sua estrutura tornou-se ácida.
Quer fazer uma valiosa compra?
COMPRE UMA CENTRÍFUGA.
O ideal é ingerir o suco extraído na hora e com o estomago vazio. Este suco será então rapidamente digerido possibilitando que uma refeição completa seja feita cerca de quinze ou vinte minutos depois sem qualquer risco para a saúde.
O Dr.William Castillo, chefe da famosa clínica cardiológica Framington em Massachusetts, declarou que fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos proteger contra doenças do coração.
Disse que as frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias. Também fortalecem os vasos capilares, pois vasos capilares fracos quase sempre provocam sangramentos internos (derrames) e ataques cardíacos.
Agora, uma coisa final que gostaria que mantivesse em sua mente sobre frutas: Como se deve começar o dia? O que se deve comer no café da manhã?
Você acha que é uma boa idéia pular da cama e encher seu sistema com um grande monte de alimentos (principalmente café e o pão branco com manteiga), que levará o dia inteiro para digerir? Claro que não!
O que seu corpo precisa é de alguma coisa que seja fácil de digerir, um alimento (energia) que ele possa usar de imediato e que também o ajudará proceder a uma verdadeira faxina interna.
Quando se levantar, e durante o dia, ou quando for mais confortavelmente possível, coma só frutas frescas e sucos feitos na hora. Mantenha esse esquema até pelo menos o meio-dia, diariamente. Quanto mais tempo ficar só com frutas em seu corpo, maior oportunidade dele limpar-se.
Se você começar a se afastar dos outros "lixos" com que alguns costumam encher seu corpo no começo do dia, sentirá uma nova torrente de vitalidade e energia, tão intensa que você mal acreditará.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DA NUTRICIONISTA, PROFª.ELAINE:A primeira enzima a agir sobre os carboidratos é a amilase salivar ou ptialina, que atua no amido (que é um polissacarídeo) transformando-o em dextrina ou maltose. Como os alimentos permanecem durante pouco tempo na boca, a digestão continuará se processando no intestino delgado (isso ocorre em qualquer tipo de carboidrato, e não só com as frutas como apresenta o artigo), No momento em que o bolo alimentar entra no estomago, a amilase salivar (enzima) é rapidamente inativada pelo meio ácido (HCl) ácido clorídrico, embora a digestão continue se processando no interior do bolo até que seja atingindo pelo meio ácido. A maior parte da digestão dos carboidratos ocorre no intestino delgado, onde a amilase pancreática (enzima) converte o amido em dextrina e maltose. As dicassacaridases, como a maltase (enzima) transforma a maltose em duas unidades de glicose, a lactase, transforma a lactose em glicose e galactose; e a sacarase, transforma a sacarose em glicose e frutose. Quando são transformados em monossacarídeos, os carboidratos são absorvidos.
Depois, os carboidratos são conduzidos, pela veia porta, ao fígado e transformados em glicose. No fígado, a glicose poderá ser armazenada na forma de glicogênio ou liberada na corrente sanguínea para ser utilizada pelos tecidos.
Esse é de forma simplificado o processo de digestão e absorção dos carboidratos, sendo que as frutas são fontes de carboidratos é dessa forma que ocorre sua utilização no nosso organismo, independente do horário.
De acordo com o Relatório Mundial da Saúde 2003, a baixa ingestão de frutas, legumes e verduras está entre os 10 principais fatores de risco que contribuem para a mortalidade no mundo! Estima-se que até 2,7 milhões de vidas poderiam ser salvas anualmente em todo o mundo, se o consumo de frutas, legumes e verduras fosse adequado*. O aumento do consumo de frutas pode ajudar a substituir alimentos que possuem altas concentrações de gorduras saturadas , açúcar e sal.
* 400g de frutas, verduras e legumes, sendo 3 a 4 unidades de frutas e 2 a 3 porções de vegetais por dia.
Só um comentário: apenas 6% dos médicos formados nos Estados Unidos têm algum treinamento em nutrição.