por Cleiton Heredia
O texto que se segue só vai fazer sentido se você tiver lido a primeira parte.
O Dr.Michael S. Heiser, M.A. e Ph.D em Línhas Bíblicas Hebraicas e Semíticas, de certa forma discorda deste tipo de interpretação contemporanizada da visão do profeta Ezequiel, aonde as figuras de linguagem que descrevem a visão do capítulo 1 são entendidas de forma literal, como que descrevendo a um contato imediato de 3º grau com seres extraterrestres.
O entendimento do Dr.Heiser é que todos os elementos da visão de Ezequiel referindo-se a seres ou objetos podem ser traçados de volta à iconografia do mundo do antigo oriente. Em outras palavras, o profeta Ezequiel estava emprestando imagens divinas familiares aos babilônicos, que por sua vez seriam entendidas pelos judeus no exílio babilônico.
O que Ezequiel pretendia de fato empregando imagens e literatura do antigo oriente era afirmar ao povo judeu que o Deus verdadeiro YHWH (Yawhéh) estava ativo em seu trono. Portanto, por mais que as circunstâncias os levassem a pensar que os deuses babilônicos tinham prevalecido, a verdade é que o Deus de Israel ainda estava ativamente no comando de todas as coisas.
A seguir você verá algumas imagens que embasam o entendimento do Dr.Heiser. Elas foram extraídas do livro do grande estudioso alemão, Othmar Keel, intitulado "Jahwe-Visionen und Siegelkunst: Eine neue Deutung der Majestatsschilderungen in Jes, Ez 1 und 10 und Sach 4" (Visões de Yahweh e Arte de Selo: Uma Nova Interpretação dos Retratos Majestosos em Isaias 6, Ezequiel 1 e 10, e Zacaria 4).
1)Perceberam as quatro faces? (só dá para ver três porque a outra esta do outro lado).
2) Note os dois seres com quatro asas e pés em forma de casco. Eles sustentam acima de suas cabeças uma criatura divina.
3) Note que as criaturas que sustentam o trono da divindade logo acima possuem quatro asas que se tocam.
4) Aqui está um troco com os pés em forma de casco e ao lado esculturas em relevo de seres que dão a impressão de sustentá-lo.
5) Mais um exemplo de criaturas que sustentam o trono de uma divindade. Note que as primeiras possuem o rosto semelhante a um leão, as do meio semelhante a touro, e as últimas semelhantes a águias.
6) Nesta plataforma com rodas nota-se que cada pé é formado por uma criatura com quatro faces e quatro asas, sendo que duas sustentam a plataforma e as outras duas estão dobradas e envoltas no corpo, ocultando-o.
7) Você se lembra que o profeta Ezequiel viu a roda coberta de olhos por todos os lados? Nesta figura notamos uma criatura humanóide com quatro asas e coberta de olhos por todo o corpo.
A conclusão a que chegamos é que nenhum dos elementos da visão de Ezequiel é externo à iconografia religiosa e cultural da época. Todos os elementos descritos na visão são uma espécie de amálgama de retratos teofânicos israelitas e babilônicos capazes de serem perfeitamente assimilados para alguém inserido naquelas culturas.
Portanto, não precisamos necessariamente recorrer à suposição de que Ezequiel estava fazendo aquele tipo de descrição por estar se deparando com uma experiência real de contato com seres extraterrestres.
neste mundo nada se cria,tudo se copia.
ResponderExcluirO autor parte de uma interpretação básica, contexto bíblico e histórico, fundamental na hermeneutica, mas se esquece que não temos idéia exata do que Deus queria transmitir, a partir de então só entramos no campo da especulação procurando errar o menos possível. Para isso vamos para os hebraismo, cultura babilonica e outros textos correlatos da escritura. O que podemos ter com certeza é que a mensagem era para os exilados e acredito que se necessário o próprio Ezequiel teria de Deus a sua interpretação para os exilados.
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