sábado, 12 de novembro de 2011

Dando uma nova chance para o Teísmo

por Cleiton Heredia


Dentro de minha proposta da busca pela verdade jamais fechando as portas para novas as perspectivas do conhecimento, eu decidi dar uma nova chance para as proposições teístas.

O que me atraiu no agnosticismo e no ateísmo foram os argumentos lógicos, sensatos e muito racionais expostos pelos defensores destes segmentos (a argumentação falha e simplória dos teístas também ajudou). Porém, recentemente encontrei um site que se propõe quebrar o encanto do neo-ateísmo e decidi analisar os argumentos ali apresentados para ver se realmente estou "enfeitiçado" pelo ateísmo e quem sabe experimentar a quebra deste tal "encantamento".

Será?

Bem, eu irei aqui, a medida do possível, apresentar um resumo das coisas interessantes que encontrei por lá e apresentar minhas impressões favoráveis ou contrárias.

Só que antes, eu gostaria de deixar bem claro que não passo por nenhuma crise de consciência, nem tive um sonho ou visão divina me dizendo para fazer isto, muito menos estou com medo de um suposto castigo futuro ou procurando me confortar com a ideia de uma recompensa eterna.

Ah! Eu também não estou em busca de um sentido para a vida!

Atualmente eu não sinto mais a necessidade de crer em algo sobrenatural para que a minha vida possa fazer algum sentido, pois aprendi a encontrar sentido para ela nas coisas naturais e simples que me são bem reais, tais como a família, o trabalho, as amizades, o estudo, a natureza, a virtude e uma consciência tranquila.

Os leitores deste blog que quiserem me acompanhar nesta nova jornada em busca da verdade estão desde já convidados.