quinta-feira, 25 de novembro de 2010

U-HÚÚÚÚÚÚÚÚ

por Cleiton Heredia


Quem é corredor de rua e já participou das provas mais clássicas aqui de São Paulo, com certeza já deve ter visto um corredor magrelo e cabeludo (às vezes também barbudo) muito divertido agitando a todos por onde passa. Ele é o professor universitário de matemática e estatística, e também ultramaratonista, Roberto Losada Pratti, mais conhecido pelo apelido de Beto Cahorrão ou simplesmente Cachorrão.

Este animado corredor é um ícone das corridas de rua e do alto astral, pois corre o tempo todo da prova, não importando se é uma simples prova de 10 km ou uma ultramaratona de 100 km, cantando, gritando (u-húúúúúú é a sua marca registrada), agitando, apitando, dançando, contando piada, cumprimentando o povão e animando a todos que passam por ele.

Ele é o mentor e fundador da "Turma da Tartaruga" cuja filosofia é correr devagar e sempre, curtindo a prova a cada passada. Nada de sair que nem um louco na tentativa de baixar tempo fazendo da prova momentos de sofrimento e martírio. A palavra de ordem do Prof. Beto é se divertir e extravasar as energias fazendo da corrida momentos de pura descontração e alegria.

Nada contra os atletas que correm visando baixar tempo. Eu mesmo já fiz muito disto. Porém, depois de ter experimentado a sensação de correr na "Turma da Tartaruga", digo que encontrei a verdadeira satisfação e alegria de correr.

Correr por correr, correr brincando, correr sem compromisso, correr não se preocupando em chegar, mas sabendo que irá chegar e chegar bem, com saúde, com disposição, com endorfina no sangue e alegria no coração. Esta é a filosofia do Prof. Cachorrão, uma das figuras mais queridas das corridas de rua de São Paulo, e da sua animada "Turma da Tartaruga".

U-HÚÚÚÚÚÚÚÚÚ!!!!

Assista ao vídeo abaixo para conhecer melhor este atleta exemplar:



Link relacionado: Artigo "Cachorro Doido" da Runner´s World Brasil

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Amazing Friends

por Cleiton Heredia


Fiquei muito feliz e me senti muito lisonjeado com as palavras dos meus amigos:



O terceiro programa AMAZING, apresentado pelo Mágico Paolo DeMitri, foi realizado no dia 17/11/2010 e trouxe como convidados especiais dois grandes mágicos: Ênio Finochi (Mágico Li-Tang) e Mágico Volkcane.

Para assistir a este programa na íntegra, acesse os links abaixo:

Amazing - Programa 3 - 1ª Parte

Amazing - Programa 3 - 2ª Parte

Amazing - Programa 3 - 3ª Parte

Amazing - Programa 3 - 4ª Parte

Ou assista direto no Blog do Programa Amazing.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Magia Bizarra - Parte 2

por Cleiton Heredia


Muitos entendem que, do ponto de vista da execução, a Magia Bizarra é um dos tipos mais difíceis de mágica, pois nela o ilusionista precisa basicamente de uma boa atuação dramática para criar um clima adequado de desconforto em sua platéia, provocando assim a emoção no nível certo que o seu efeito exige. Por isto é importante que o ilusionista que se disponha a atuar neste segmento tenha um certo conhecimento de como funciona a mente humana para saber manipular da melhor forma as emoções de seus espectadores.

Como ilusionista desde 2008, eu tenho me dedicado ao mentalismo, porém, por causa da minha formação religiosa e principalmente devido aos meus contínuos estudos e pesquisas que me levaram a adotar uma postura cética diante do sobrenatural, eu tenho continuamente me deparado com a Magia Bizarra e por ela me interessado cada vez mais. Não me refiro a aquele tipo de bizarrice onde o sangue jorra aos baldes, muito embora um acidente sofrido em uma apresentação que realizei já tenha me levado involuntariamente a passar por uma experiência semelhante(um dia eu conto esta história que foi inclusive registrada em vídeo). Nada contra quem pratique este tipo de magia, mas mágica com auto-mutilamento no meu caso, só por acidente.

A Magia Bizarra pela qual eu me interesso é aquela que desmistifica e desmascara por completo os médiuns fraudulentos, bem como as sessões espíritas com todos aqueles supostos fenômenos sobrenaturais criados com a clara intenção de enganar os incautos. Vejam bem, nada contra os espíritas e suas doutrinas. Eles podem acreditar no que quiserem. Eu os respeito assim como respeito qualquer outra religião. Só me não venham tentando embasar seus credos com forjados efeitos sobrenaturais na intenção de dizer que seus ensinamentos são uma verdade irrefutável, porque aí eu faço questão de demonstrar que tudo pode ser conseguido com técnicas de ilusionismo.

Só não me torno o Mister M dos fenômenos espíritas revelando detalhadamente o modus operandi utilizados pelos médiuns em suas sessões, porque não quero violar o código de ética dos mágicos. Porém, a medida do possível, irei aqui e ali contar alguns segredinhos que não comprometam o trabalho de meus colegas mágicos. Aqueles que acompanham este blog sabem que já fiz isto aqui, como por exemplo, na série "Como atuam os médiuns" (se você clicar na sessão espiritismo irá encontrar muita coisa interessante neste sentido).

Portanto, irei utilizar a Magia Bizarra como uma forma de entretenimento, mas também como uma maneira sutil de alertar as pessoas para a possibilidade de se reproduzir qualquer efeito supostamente sobrenatural com técnicas de ilusionismo, ou seja, sem a necessidade de invocar qualquer tipo de espírito ou entidade. Com isso só quero ajudar as pessoas a serem mais criteriosas, racionais e menos crédulas em relação a estes "fenômenos".

Concluindo, se por acaso você participou ou saiba de alguém que tenha participado de alguma sessão espírita onde os objetos levitaram, vozes misteriosas foram ouvidas, revelações incrivelmente certeiras foram pronunciadas, materializações de espíritos ou outro qualquer outro fenômeno supostamente sobrenatural aconteceu, lembre-se que tudo isto pode ser facilmente reproduzido por qualquer ilusionista conhecedor dos princípios básicos na arte da ilusão. Tudo não passa de Magia Bizarra.

"Há duas maneiras de deslizar facilmente pela vida: acreditar em tudo ou duvidar de tudo, as duas maneiras nos poupam de pensar" - Alfred Korzybski

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Magia Bizarra - Parte 1

por Cleiton Heredia


O universo do ilusionismo é muito amplo e por este motivo divide-se em várias categorias diferentes. Temos, por exemplo, a Magia Infantil, a Magia de Manipulação, Grandes Ilusões, Magia de Proximidade (também chamada de "Close-Up"), Cartomagia (efeitos com baralho), Mentalismo (Ilusionismo Psicológico) e por aí vai.

Entre todas estas diferentes categorias da mágica, uma que é muito pouco conhecida e praticada é a Magia Bizarra. Pela própria palavra que define esta categoria você já deve ter noção que estamos falando de um tipo de mágica nada convencional cujo apelo maior é chocar apresentando efeitos extravagantes e assustadores.

Um dos objetivos principais da mágica é emocionar. Porém, da mesma forma que na arte dramática, a arte mágica pode provocar diferentes tipos de emoções. A mágica pode fazer você rir, chorar, deixá-lo intrigado, encantado, maravilhado, atônito, e também pode provocar medo, suspense, terror e angústia. Por que não? Milhões de pessoas no mundo todo correm para os cinemas, teatros e parques de diversões procurando justamente por algumas emoções que outros pagam para não sentir. Tudo é uma questão de gosto pessoal!

É claro que em se tratando de pessoas normais, tais sentimentos tidos como negativos, só são bem aceitos quando se sabe que tudo não passa de ficção ou ilusão. É aí que entra a Magia Bizarra! Ela existe justamente para atender a aquele tipo de público que gosta de uma boa história de suspense e terror.

Existe um estilo muito perceptível que separa a Magia Bizarra de outros tipos de mágica. Quando um mágico se propõe a serrar uma mulher ao meio, isto não é magia bizarra, é uma grande ilusão clássica. Porém, se ele encena que o truque falhou, a mulher começa a berrar desesperadamente e o sangue escorre e espirra por todos os lados, aí sim temos uma Magia Bizarra. Querem outro exemplo? Se um mentalista faz uma predição e acerta, trata-se de um número de mentalismo. Mas se ele acende uma vela, consulta uma bola de cristal, invoca os espíritos do além e começa a estrebuchar como se estivesse possuído, aí estamos falando de Magia Bizarra.

Amanhã eu continuarei falando um pouco mais de Magia Bizarra e explicando o que tudo isto tem haver comigo.

Aguarde!

domingo, 14 de novembro de 2010

Chico Xavier, o Filme

por Cleiton Heredia


Ontem (13/11/10) assisti pela primeira vez ao filme "Chico Xavier" (2010) dirigido por Daniel Filho, e estrelado por Ângelo Antônio (2 filhos de Francisco), Nelson Xavier (mais conhecido como ator de novelas, mas já atuou em uns 50 filmes), Tony Ramos (dispensa comentários), entre outros.

O roteiro foi baseado na biografia do jornalista Marcel Souto Maior, As Muitas Vidas de Chico Xavier, mas centraliza-se na entrevista que Chico Xavier deu no programa Pinga Fogo da extinta TV Tupi. Este programa dos anos 70 era transmitido ao vivo (algo inédito para aquela época) e tinha a duração de 60 minutos. Porém, no dia 28/07/71 ele acabou se estendendo por mais de três horas tamanha foi a audiência que o médium cristão proporcionou ao ser sabatinado por vários jornalistas com a nítida intenção de desmascará-lo como fraude.

Se por um lado eu achei que o filme ficou aquém de minhas expectativas, por outro lado eu gostei da forma relativamente sincera que a vida do médium foi abordada, pois não suprimiu alguns episódios que lançam dúvidas sobre seu pretenso dom de mediunidade, tais como psicografias erradas, sua vaidade pessoal, a "peça" que dois jornalistas pregaram nele, o vexame que deu no avião e o seu desmascaramento feito pelo seu sobrinho (convenientemente muito pouco explorado).

Bem, há um tempo atrás, na série que publiquei aqui neste blog intitulada "Espiritismo Moderno ou Ilusionismo Antigo", na parte de número seis, eu já apresentei minhas impressões pessoais sobre a vida de Chico Xavier e seu suposto dom de transmitir mensagens do mundo dos mortos, portanto não irei aqui ser repetitivo.

Só quero acrescentar que considero indiscutível o fato da mensagem espírita proporcionar alento e esperança a milhões de pessoas neste mundo, mas isto não significa que ela seja necessariamente "a verdade". Doutrinas religiosas existem justamente para dar ao ser humano algum tipo de esperança face ao problema inevitável da morte, e todas elas cumprem de alguma forma este papel de maneira muito eficiente. O espiritismo é apenas mais um destes inúmeros subterfúgios criados pela mente humana na desesperada tentativa de encontrar algum propósito coerente para a vida diante da morte.

É por isto que eu entendo que a religião seja muito adequada para as pessoas que estão em busca de esperança, mas se torna muito inadequada para aquelas que estão em busca da verdade.

sábado, 13 de novembro de 2010

AMAZING by Paolo DeMitri - Programa 2

por Cleiton Heredia


Quarta-feira, dia 10/11/2010, foi ao ar e ao vivo pela TV Orkut o segundo programa AMAZING idealizado, dirigido e apresentado pelo nada convencional ilusionista Paolo DeMitri.

Além dos convidados Fernando Ventura e Fabiano Barbosa, que também estiveram presentes na estréia, o programa foi abrilhantado com a presença do grande ilusionista e hipnólogo Rafael Baltresca.

No bate papo desta edição o apresentador e seus convidados falaram sobre o Mister M (aquele que não se deve falar o nome - rs), David Blaine, quem é o melhor mágico do mundo, Magia Bizarra, Magia Corporativa e tivemos também duas mágicas feitas pelo Fabiano. Tudo isto tendo como pano de fundo as fantásticas pinturas do ilusionista Fabrini.

Logo abaixo estão os vídeos do programa para você conferir:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5


Amazing, Paolo!

domingo, 7 de novembro de 2010

AMAZING!!!

por Cleiton Heredia


Amazing é uma palavra da língua inglesa que significa incrível, maravilhoso, espantoso, surpreendente, e geralmente é utilizada para expressar um estado de grande surpresa.

Porém, a partir desta última quarta-feira, dia 3 de novembro, Amazing passa a ser também o nome do "talk show" apresentado pelo mágico Paolo DeMitri e exibido todas as quartas-feiras das 21 às 22 horas pela TV Orkut.

O estilo casual e divertido de Paolo DeMitri aliado a sua inteligência sagaz conferem ao programa uma agradável leveza dando-nos a sensação de um descontraído bate-papo na sala de nossa casa. Sim, falo bate-papo no sentido exato da palavra, pois a qualquer momento do programa os telespectadores internautas podem interagir com o apresentador enviando "online" (pela própria página da TV) suas perguntas e comentários.

Para a estréia do programa foram convidados os mágicos Fernando Ventura e Fabiano Barbosa que falaram sobre suas carreiras de mágico e, é claro, fizeram algumas mágicas. Logo abaixo você poderá assistir aos vídeos desta estréia:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4


Mais informações sobre Paolo DeMitri:

Site
Blog
Facebook
Twitter