sexta-feira, 30 de julho de 2010

Este Blog irá fechar

ATENÇÃO:


A partir de 10/08/2010 este blog deixará de ser público e passará a ser de acesso restrito somente aos leitores autorizados.

Portanto, caso queira continuar acessando-o, envie um e-mail para cleiton.heredia@terra.com.br com a palavra "INCLUIR" para que eu possa relacioná-lo no rol de leitores.

Como o Blogger permite apenas que sejam relacionados 100 leitores, quando este número for completado não será mais possível fazer inclusões de novos leitores.

Um detalhe muito importante: Só serão incluídos leitores que também estejam relacionados como seguidores deste blog. Caso não seja um seguidor você precisará primeiro clicar no botão SEGUIR do blog e depois enviar seu e-mail com a palavra solicitada.

Tal medida está sendo adotada como uma forma de segurança, pois pretendo fazer com que este espaço se torne bem mais pessoal contendo revelações, desabafos, matérias polêmicas (ainda mais), fotos da família e dos amigos, bem como registro de algumas de minhas atividades que eu não quero partilhar com qualquer curioso mal intencionado.

Talvez mais para frente eu crie um blog público com assuntos que qualquer pode acessar sem perigo (para mim é claro).

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Aberrações da Fé (5)

Por Cleiton Heredia

O mais famoso orador porta-voz político norte-americano do século XIX, Robert Green Ingersoll, certa vez declarou: "Se Cristo realmente disse 'Eu não vim trazer a paz mas a espada', esta é a única profecia do Novo Testamento que se cumpriu."


"Todas as religiões são a verdade sagrada para quem tem a fé mas não passam de fantasia para os fiéis das outras religiões."
Isaac Asimov

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Aberrações da Fé (4)

por Cleiton Heredia

A fé pode superar a tudo, menos o próprio "eu".


"O médico vê o homem em toda a sua fraqueza. O jurista o vê em toda a sua maldade. O teólogo, em toda a sua imbecilidade."
Arthur Schopenhauer

terça-feira, 27 de julho de 2010

Aberrações da Fé (3)

por Cleiton Heredia

Algumas manifestações de fé chegam a ser ridículas, porém muito engraçadas.


"Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada."
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Aberrações da Fé (2)

por Cleiton Heredia

Algumas coincidências fortalecem a fé, outras nem tanto.


"Fé é acreditar em algo que você sabe que não é verdade."
Mark Twain

domingo, 25 de julho de 2010

Aberrações da Fé (1)

por Cleiton Heredia

A fé é algo muito intrigante e ambíguo. Para uns é fonte de vida e para outros é fonte de morte.


"O jeito de ver pela fé é fechar os olhos da razão."
Benjamin Franklin

sábado, 10 de julho de 2010

Quando a Verdade faz Mal

por Cleiton Heredia


No filme "1408" (2007) o cético escritor Mike Enslin (John Cusack) resolve investigar fenômenos sobrenaturais visitando vários lugares com fama de serem mal assombrados.

Em suas pesquisas de campo nada encontra que pudesse ser considerado como evidências da vida após a morte, até que decide se hospedar no quarto 1408 do Hotel Dolphin em Nova Iorque, famoso pela crença de ser habitado por espíritos malígnos.

O filme, que conta com a participação de Samuel L. Jackson (gerente do hotel), é baseado em uma estória de Stephen King (um mestre em contos de horror). Apesar dos sustos característicos neste tipo de filme, o que realmente prende o espectador do começo ao fim é o terror psicológico vivido pelo protagonista envolto em um sinistro clima onde não se sabe ao certo o que é real e o que é imaginário.

Apesar de eu não ser um fã incondicional de filmes deste gênero, por serem geralmente muito apelativos e previsíveis, gostei muito deste. Uma das partes que mais me chamou a atenção e que me levou a escrever esta postagem foi quando o gerente do hotel pergunta para o escritor:

- Você sabe por que as pessoas acreditam em fantasmas?

Ele mesmo responde na sequência:

- Porque eles dão às pessoas a esperança de que existe algo após a morte.

O gerente continuou repreendendo o escritor por estar destruindo a esperança e conforto de muitas pessoas ao tentar provar que não existe o sobrenatural.

De certa forma aquele gerente tinha um pouco de razão. Nem todos estão preparados para ouvir a verdade. Muitos preferem continuar vivendo uma ilusão desde que esta lhes traga esperança e lhes forneça conforto.

Para estes iludidos, mas felizes crédulos, a busca pela verdade é vista com grande temor e receio, pois bem no íntimo eles sabem que a verdade pode acabar se revelando algo bem diferente daquilo que eles acreditam e desejam.


Quando iniciei meu processo de busca pela verdade questionando ponto a ponto minhas crenças, ouvi indiretas do tipo: estudar muito não faz bem, a dúvida é coisa do diabo, ou, se você continuar assim vai acabar perdendo a fé.

Hoje muitas pessoas dizem para mim que eu me afastei de Deus. Mas eu nunca quis me afastar de Deus, apenas quis ter certeza de que o conceito de Deus e a verdade estavam do mesmo lado. Agora, que culpa tenho eu se o Deus que me foi revelado na bíblia cristã não suportou o crivo da razão? Deveria eu continuar crendo mesmo que esta crença violasse a minha consciência?

Enquanto religioso sempre fui muito sincero na busca pela verdade e em crer somente naquilo que estivesse coerente com esta verdade. Deveria eu agora abandonar minha sinceridade apenas porque a verdade que eu descobri não condiz com aquilo que eu queria que fosse verdade?

Uma mentira não se transforma em verdade pelo simples fato dela fazer bem as pessoas. Da mesma forma uma verdade não pode ser transformada em mentira apenas pelo fato de tirar a esperança e o conforto das pessoas. A verdade independe de nossos subjetivos conceitos de bom ou ruim. Ela não está preocupada se irá nos proporcionar esperança ou destruirá nossos sonhos. Ela é o que é, a verdade ou a realidade!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Campeonato Brasileiro Caixa de Corrida de Montanha

por Cleiton Heredia

A disputa deste ano foi realizada em Santo Antonio do Pinhal, uma cidade que tem crescido bastante nos últimos anos e que dispõe atualmente de ótimas pousadas e alguns bons restaurantes. Porém, o que me atrai nesta cidade é a exuberante natureza que a rodeia.


Chegamos, eu e minha esposa, no final da tarde de sábado e ficamos hospedados em uma simpática pousada não muito distante do centro.


A manhã de domingo, apesar do forte frio que fazia, prometia um ensolarado dia típico do inverno na região.


A largada da corrida, que foi seletiva para o Campeonato Sul-Americano de Montanha, foi dada às 9 horas da Praça do Artesão.


Esta foi para mim uma corrida completamente inédita por dois motivos: nunca havia corrido nesta cidade e nunca havia participado de uma prova cuja chegada não seria no mesmo lugar da largada, mas sim no cume de uma montanha.


Passamos inicialmente por algumas ruas da cidade.


Mas não demorou muito para começarmos a subir rumo ao Pico Agudo.


As subidas eram todas bem íngremes.


Mas tinha também algumas descidas onde podíamos "sentar a bota".


A coisa realmente complicou depois do quilômetro dez e meio aonde tivemos que enfrentar uma agonizante subida que só terminaria na linha de chegada lá no cume do Pico Agudo.


Esta subida nos últimos 1,5 km da prova, de tão difícil, foi comparada ao temível Pasto da Morte em Extrema (lá a distância é menor, mas as condições são mais "punk").


Em alguns trechos da subida a mata era tão fechada que chegava a assustar.


A chegada foi tudo de bom! Foi um alívio muito grande para todos sair daquela mata fechada e finalmente avistar o cume do Pico Agudo.


A grande maioria chegou ali no limite de suas forças.


Porém, todo o cansaço não nos impediu de contemplar encantados o maravilhoso visual de cima daquela montanha.


Quando cheguei lá e presenciei toda aquela linda paisagem 360 graus, apenas um pensamento veio a minha mente: "VALEU A PENA!"

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Um Final de Semana e Duas Comemorações

por Cleiton Heredia

Este final de semana foi muitíssimo especial, pois tive a maravilhosa oportunidade de comemorar duas datas importantíssimas relacionadas a duas pessoas que eu amo de paixão.



Sábado, dia 03/07, foi meu aniversário de casamento aonde completei 26 anos ao lado da mulher pela qual continuo perdidamente apaixonado.


Dizem que 26 anos de casado representam Bodas de Alexandrita que é uma pedra preciosa de grande valor com a interessante capacidade de mudar de cor de acordo com a luz que sobre ela incide: à luz natural é geralmente verde-oliva, mas à luz artificial assume cor vermelha.

Acredito que esta pedra seja muito apropriada para simbolizar os 26 anos de união conjugal, pois para se chegar até aqui, o casamento também precisa ter a capacidade de mudar de tonalidade conforme se depara com as mais variadas circunstâncias da vida. Nenhum casamento sobrevive muito tempo vivendo uma monocromia. O casamento precisa resplandecer múltiplas cores para que as pessoas nele envolvidas vivam intensamente a realidade que cada cor representa:

Vermelho = Paixão e sensualidade
Azul = Serenidade e racionalidade
Amarelo = Alegria e descontração
Verde = Esperança e otimismo
Rosa = Delicadeza e romantismo
Branco = Pureza e inocência
Preto = Elegância e sobriedade

Lu, você dá colorido a minha vida e eu te amo!

Domingo, dia 04/07, foi o aniversário do meu filho do meio Filipe, que completou 19 anos de idade.


O Filipe é um garoto muito especial, pois é alegre, sensível, autêntico, companheiro e responsável. Cada filho tem sua peculiaridade que o torna único e especial. No caso do Filipe, ele é o filho que mais tem estado do meu lado curtindo dois dos meus principais hobbies: Corridas de Montanha (já participamos de várias juntos) e Mágica (frequentamos juntos por algum tempo a Associação de Mágicos de São Paulo).

Parabéns Filipe por ser um filho, irmão e amigo tão querido.

Realmente este foi um final de semana inesquecível!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

FUDEU!!!

Tristeza, frustração, raiva!


Está aberta a temporada de caça aos culpados.


Quem serão os Judas que escolheremos para poder malhar e assim descontar toda a nossa frustração? Dunga? Júlio César? Felipe Melo? Kaká? Luís Fabiano? O equilíbrio emocional do grupo? O pé frio do Galvão Bueno? É só mirar e atirar!

Será que o fato de sermos ainda o único país Penta Campeão Mundial pode servir de consolo? Claro que não! Quando o assunto é futebol, o passado glorioso só é lembrado com satisfação quando somos vitoriosos no presente. Futebol tem destas coisas.

Brasil na semifinal só em 2014...

NÃO NADA DISTO!

Nem tudo está perdido!!!


Brasil na semifinal já agora dia 28/07/2010.

São Paulo x Internacional pela Copa de Libertadores da América.

É o Tricolor Paulista rumo Tetra da Libertadores e rumo ao Tetra Mundial Interclubes.

Para encerrar, um recadinho para o Internacional: