sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

por Cleiton Heredia


Quem acompanha este blog já sabe que gosto de fazer retrospectivas. No final do ano passado fiz uma da primeira década deste novo milênio e em 2008 escrevi uma série que chamei de Mudanças onde resumi os principais acontecimentos de cada década desde os anos 60. Caso ainda não a tenha lido, seguem os links abaixo:

1) Anos 60
2) Anos 70
3) Anos 80
4) Anos 90
5) A quase 1ª década do no séc. XXI
6) Comparação dos anos 60 com os atuais
7) Considerações Finais

Agora vamos dar uma rápida passada nos principais acontecimentos deste ano que dá seus últimos suspiros.

Janeiro


Logo no primeiro dia do ano chuvas muito fortes e enchentes severas causaram desmoronamentos em morros de terra e mataram soterradas 53 pessoas em Angra dos Reis, destruindo também o patrimônio histórico de São Luís do Paraitinga.

O mês nem tinha chegado na metade e um terremoto de 8,0 graus na escala Richter provocou grande destruição no Haiti, matando 230 mil pessoas, entre elas a brasileira e médica pediatra Zilda Arns Neumann fundadora da Pastoral da Criança.

O mês termina com o vôo Ethiopian Airlines 409 caindo no Mar Mediterrâneo e matando os 90 passageiros.

Caramba! Que início de ano, hem?

Será que não aconteceu nada de positivo no início deste ano que está terminando?

Bem, deixe-me ver... Ah, sim, houve a inauguração do complexo de Burj Khalifa (o edifício mais alto do mundo), a Apple lançou o Ipad, a China alcançou mais um recorde como maior exportadora de produtos do mundo e o Parlamento de Portugal aprovou a lei que permite o casamento entre homossexuais (se bem que muitos vão preferir incluir este último na relação de tragédias acima).

Fevereiro


A bruxa continuou solta com o apagão no norte e nordeste brasileiro e um terremoto de magnitude 8,8 graus atingiu a região central do Chile, provocando pelo menos 802 mortes e gerando alertas de tsunamis em todo o Oceano Pacífico.

Enquanto isto James Cameron dava pulos de alegria vendo seu filme Avatar assumir a posição de maior bilheteria do cinema, posto até então, ocupado por Titanic, cujo diretor foi ele mesmo. Quem ficou também muito feliz foram os torcedores do New Orleans Saints que viram seu time vencer o Indianapolis Colts e conquistar o Super Bowl XLIV, o primeiro em sua história.

Março


Este foi um mês meio paradão, pois nada muito surpreendente aconteceu. Se nada de muito bom, pelo menos também nada de muito ruim.

Tivemos um "terremotozinho" com uns míseros 6 pontinhos na escala de Richter na província Turca de Elazığ provocando a morte de pouco mais de 50 pessoas e um atentado terrorista em Moscou com 38 mortes.

Enquanto isto, aqui no Brasil, a mídia nos aplicava mais uma overdose do caso Isabella Nardoni com o início do julgamento em primeira instância.

Abril


Os terremotos continuaram chacoalhando o nosso planeta. Desta vez foi na China com 6,9 na escala de Richter e deixando cerca 1,9 mil mortos e 10 mil feridos.

No Rio de Janeiro foram as chuvas, as maiores dos últimos 44 anos, que fizeram 257 vítimas fatais.

Mas a tragédia maior foi no âmbito ambiental com a explosão da plataforma Deepwater Horizon no Golfo do México. A mancha de petróleo em constante expansão configurou um dos maiores desastres ambientais da história dos Estados Unidos.

Maio


Um mês com duas grandes tragédias na aviação. Um avião caiu na Líbia matando 103 pessoas e outro saiu da pista na Índia matando 158 pessoas.

No Brasil um incêndio no Instituto Butantan, em São Paulo, destruiu 500 mil amostras de animais, a maior coleção do mundo de espécimes de uma região tropical.

A ciência deu um importante passo com a criação da primeira forma de vida artificial pelos pesquisadores do Instituto J. Craig Venter, e o Japão lançou a sonda IKAROS para estudar Vênus.

Junho


Mês que o mundo voltou suas atenções para a África do Sul para acompanhar o Campeonato Mundial de Futebol. Uma Copa do Mundo que teve Jabulani, Vuvuzela, Shakira de Waka Waka e muita "patada" por parte das equipes africanas. Terminamos este mês com grandes esperanças de faturarmos mais um caneco, pois no dia 28 derrotamos o Chile por 3x0 nas oitavas de finais.

Os portugueses choraram a morte de um de seus maiores escritores, José Saramago, o único lusófono ganhador do Nobel de Literatura.

A Apple lançou o IPhone 4.

Julho


As atenções continuaram sobre a Copa do Mundo na África do Sul, porém para nós brasileiros a alegria terminou logo no dia 2 com a derrota da nossa seleção por 2x1 para a Holanda nas quartas de finais. No país só se ouvia uma frase: "Dunga Burro". No dia 11 a Espanha acabou conquistando seu primeiro campeonato mundial justamente sobre os nossos algozes, a Holanda (bem feito!).

Quem acabou dividindo as manchetes com a Copa do Mundo foi o goleiro Bruno do Flamengo que foi preso no Rio de Janeiro acusado de matar a ex-namorada Eliza Samudio.

A medicina deu um importante avanço na criação de uma vacina contra a AIDS através de anticorpos denominados VRC01 e VRC02 que impedem a infecção de células em mais de 90% das variedades do HIV.

Aquele vazamento que começou em abril, só neste mês foi que teve um estancamento, porém ainda de forma temporária.

Agosto


Este foi o mês que aqueles 33 mineiros chilenos ficaram presos e iniciaram sua clausura de dois meses em uma mina a 700 metros de profundidade.

Para o nosso alívio, a OMS declarou o fim da pandemia da Gripe A (vírus H1N1) após 18 mil casos fatais desde 2009.

Outro fato que merece ser mencionado foi o terremoto de 7,1 na escala de Richter que atingiu o Equador. Apesar de ter sido considerado um dos mais fortes dos últimos anos, provocou poucos danos e causou poucos feridos.

Setembro


Não tenho nada para falar deste mês, exceto o fato de ter sido o mês do centenário do S.C. Corinthians Paulista. Fato este que se reverteu em uma bela piada como o ano do "100-te-nada", pois só ficaram em 5° no campeonato Paulista, foram desclassificados pelo Flamengo na Taça Libertadores e viram suas últimas esperanças morrerem com o 3° lugar no campeonato brasileiro.

Fora isto, teve também aquela daquele pastor doidão, Terry Jones, que ameaçou queimar o alcorão, para marcar o aniversário do atentado às torres gêmeas.

Outubro


O mês começou aqui no Brasil com o primeiro turno das eleições presidenciais e terminou com a eleição, com 56% dos votos, da primeira mulher presidente no Brasil, Dilma Rousseff.

Entre este meio tempo, na Indonésia, um terremoto de 7,7 graus provocou um tsunami com ondas de até 3 metros de altura e matou mais de 300 pessoas e o vulcão Merapi entrou em erupção.

Na América do Sul dois episódios marcaram: a libertação dos mineiros chilenos em uma das maiores operações de resgate naquele país e a morte de Néstor Kirchner, ex-presidente da Argentina.

Novembro


Nem acabaram de tirar os mineiros chilenos do buraco e na Nova Zelândia explodiu uma mina soterrando 29 mineiros. Infelizmente estes não tiveram a mesma sorte dos chilenos e morreram todos.

A Coréia do Norte partiu para a ofensiva e bombardeou a ilha Yeonpyeong na Coréia do Sul.

Na região metropolitana do Rio de Janeiro começou uma onda de violência organizada pelos traficantes cariocas onde vários carros e ônibus foram incendiados e muitas pessoas morreram. Em resposta a estes ataques, o poder público finalmente resolveu fazer aquilo que já deveria ter feito há muito tempo e foi para cima destes traficantes com força total através de uma mega operação que envolveu a polícia civil, militar, federal, exército, marinha, aeronáutica e, é claro, o BOPE (é "faca na caveira").

O mês termina com o Censo do IBGE declarando que já somos 190.732.694 de brasileiros.

Dezembro


Neste mês quero apenas destacar a descoberta pela NASA da bactéria GFAJ-1, a primeira capaz de substituir fósforo por arsênio na sua constituição química.

Uma nova forma de vida? Há controvérsias! Mas seja como for, que seja pelo menos um indício simbólico de uma nova vida para todos nós em 2011.

Bem, e chegamos ao final de mais um ano que voou, não é mesmo?

Momento muito oportuno de fazer uma retrospectiva pessoal e avaliar todas as nossas derrotas e vitórias em 2010, pois 2011 está aí como uma nova oportunidade de reverter as derrotas em vitórias e avançar na conquista de outras inteiramente novas.

FELIZ 2011!

Um comentário: