domingo, 30 de agosto de 2009

Show de Mentalismo Kamikase

.
Alguns podem pensar que o Mentalismo é um segmento do Ilusionismo onde aqueles que o praticam não correm grandes riscos.

Caso você seja um dos que pensam assim, é porque não conhece muito bem o mentalista Derren Brown. O cara confia tanto em sua técnica psíquica que resolveu colocá-la a prova em um teste de Roleta Russa transmitido ao vivo pela TV inglesa.

Abaixo disponibilizo o link do Youtube onde você poderá assistir esta agonizante experiência (não foi possível incorporar o vídeo, pois o mesmo não está autorizado):

http://www.youtube.com/watch?v=ylAHWVuPNus


Tudo bem, sei o que você deve estar pensando: "Tudo não passou de mais um truque de mágica!"

Será?

O vídeo que consegui incorporar logo abaixo talvez faça você mudar de idéia. Também trata-se de um programa ao vivo, porém a sorte do rapaz era que no lugar de uma bala em um revólver era "apenas" um espeto de ferro apoiado em uma base:



Em novembro de 2008 escrevi uma postagem onde incorporei um vídeo mostrando dois erros semelhantes: Mágico: "Uma Profissão (às vezes) de Perigo".

Minha experiência com o Mentalista resume-se a pouco mais de um ano, mas acredito que já estou pronto para desafiar minha técnica com um número envolvendo risco real.

Nesta segunda-feira, dia 31/08/09, no Show que acontecerá à partir das 21 horas na Associação de mágicos de São Paulo, tentarei repetir o mesmo número que já vitimou tantos mágicos, conhecido como Roleta Russa.

Usarei a mesma técnica de Derren Brown, porém com adaptações criadas por mim mesmo. Mais detalhes, só estando presente para assistir ao vivo.

Espero vê-lo por lá:

Teatro do Museu de Polícia Militar do Estado de São Paulo
Rua Jorge Miranda, 308 (atrás do Batalhão da ROTA)
Após às 21 horas

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Agora é a vez da Água Milagrosa


Continuando com aqueles posts onde investigo algumas mensagens que circulam abertamente na internet, vamos agora ver aquele da "Santa Água Cura-Tudo".

A mensagem (GIGANTE) que circula é esta:

EFEITOS DA FALTA DE ÁGUA NO ORGANISMO

1. O mecanismo da sensação de sede é tão fraco, que com frequência, 37% dos seres humanos a confunde com a fome.
2. Ainda mais, uma desidratação imperceptível retardará o metabolismo em aproximadamente 3%.
3. Um copo de água aliviará a fome à meia-noite, em quase 100% dos casos, sob dieta redutora segundo um estudo realizado na Universidade de Washington.
4. Beber um mínimo de 08 copos de água por dia diminui o risco de câncer de cólon em 45%, além de baixar o risco de câncer de mama em 79% e reduzir à metade a probabilidade de desenvolver câncer na bexiga.
5. De acordo com os experts, isto não é opcional, é obrigatório, se quisermos que nosso cérebro funcione de uma maneira ótima. E, se estamos estressados, devemos aumentar a quantidade para 16 copos de água por dia. 90% do volume de nosso cérebro é composto por água, que é o principal veículo das transmissões eletroquímicas.
6. Estudos preliminares indicam que em 80% das pessoas, beber de 8 a 10 copos de água por dia, pode aliviar significativamente muitas indisposições.
7. As pessoas normalmente NÃO bebem tal quantidade para evitar de ter que urinar seguidamente; um inconveniente menor em troca de uma melhoria em sua saúde. A cor de sua urina deve ser de um amarelo muito fraco ou incolor, caso contrário você não está ingerindo suficiente água (isto não é válido se você esta tomando vitaminas do complexo B, que produzem uma cor amarela natural à urina). Ao falar de beber água, não nos referimos à água contida no café, nos chás ou nos refrigerantes. A água engarrafada ou de fontes naturais é a melhor.


CURANDO ATRAVÉS DA ÁGUA

Cura 1: Elimina os anti-ácidos e cura a acidez estomacal
A acidez estomacal ou azia pode ser um sinal de falta de água na parte superior do trato gastrointestinal. Este é um sinal importante de sede, que o corpo humano emite. A ingestão de anti-ácidos ou comprimidos contra a acidez estomacal não corrige a desidratacão e o corpo continua sofrendo por falta de água no organismo.
Tragédia: Ao não reconhecer que a acidez estomacal é um sinal de desidratação e ao tratá-la por meio de anti-ácidos, com o tempo, poderão ocorrer inflamações estomacais no duodeno, hérnias hiatais, úlceras e eventualmente câncer no trato gastrointestinal ou no pâncreas e fígado.

Cura 2: A água pode prevenir e curar a artritis
A ocorrência de artritis pode ser um sinal de falta de água nas articulações. Pode afetar tanto aos jovens como aos adultos. O uso de analgésicos não resolve o problema e a enfermidade prosseguirá. Tomar agua pode aliviar a dor ou resolver este problema.

Cura 3: Dores lombares
A dor nas costas e a artritis paraslisante da espinha dorsal podem ser sinais de falta de água nos discos da espinha dorsal – os amortecedores que suportam o peso do corpo. Estas moléstias devem ser tratadas com o aumento de água a ser ingerida diariamente.
Tragédia: Ao não reconhcer que a dor nas costas é um sintoma de desidratação das articulações e ao tratá-la com analgésicos, massagens, acupuntura e eventualmente cirurgia, com o passar do tempo, isto provocará osteoporose e quando as células das cartilagens das articulações vierem a eventualmente morrer e causarem uma deformação na espinha dorsal, poderá até haver incapacidade física dos membros inferiores.

Cura 4: Angina
A dor no peito - angina de peito – pode ser um sinal de falta de água no organismo entre o eixo do coração e dos pulmões. Este sintoma deve ser tratado bebendo-se maior quantidade de água, até que o paciente já não tenha dor e sem tomar medicamentos. É prudente se providenciar supervisão médica, no entanto, ao aumentar-se a quantidade de água ingerida, pode-se curar a angina de peito.


Cura 5: Enxaqueca
A enxaqueca pode ser um sintoma de falta de água requerida no cérebro e olhos e pode ser evitada ao se impedir a desidaratação do corpo. Este tipo particular de desidratação eventualmente ocasiona uma inflamação na parte posterior dos olhos e possivelmente uma diminuição ou perda de visão.

Cura 6: Colite
A colite é um sinal de falta de água no intestino grosso. Associa-se com a prisão de ventre ou constipação, devido à constrição do excesso de água que também se exerce sobre os escrementos, que por sua vez perdem a lubrificação fornecida pela água.
Tragédia: Ao não se reconhecer a dor da colite como um sinal de falta de água, provocar-se-á uma condição de constipação persistente que resultará na compactacão das fezes, que por sua vez poderão causar vertículos, pólipos e hemorróidas, e aumentar a possibilidade de se contrair câncer do cólon e do reto.

Cura 7: Asma
A asma afeta milhões de crianças e mata milhares delas a cada ano. É uma complicação da desidratação do corpo, causada por falha no programa de admistração da hidratação no organismo. Obstrui-se a passagem livre de ar e impede-se a eliminação de água do corpo em forma de vapor – o bafo. O aumento do consumo de água evita os ataques de asma.
Tragédia: Ao não se reconhecer a asma como um indicador de falta de água quando as crianças estão na fase de desenvolvimento, não somente muitos deles morrem, como também se provocará danos irreversíveis nas crianças asmáticas sobreviventes.


Cura 8: Pressão Alta
A hipertensão é um estado de adaptação do corpo a uma desidratação geral quando as células dos vasos sanguíneos não obtêm a quantidade de água suficiente. Como parte do mecanismo de osmose inversa, quando a água do soro é filtrada e injetada nas células importantes através de poros diminutos existentes em suas membranas, é requerida uma pressão extra para o “processo de injeção”, tal como acontece quando se injeta o “soro” nos hospitais para re-hidratar milhões de células. Beber água compensará a pressão e fará a mesma voltar à normalidade.
Tragédia: Ao não reconhecer que a hipertensão arterial é um dos indicadores da desidratação corporal e tratar por meio de diuréticos que desidratarão o corpo ainda mais, trará como conseqüência posterior, um bloqueio das artérias do coração e das artérias que vão até o cérebro pela ação do colesterol. Estas condições provocarão ataques do coração, pequenas infartos massivos cerebrais que poderão paralisar alguma parte do corpo. Também podem causar falhas no funcionamento dos rins e danos neurológicos como a doença de Alzheimer.

Cura 9: Diabetes Tipo II ou de Adultos
A diabetes dos adultos é outra causa provável devida à desidratação do corpo. Ao se manter uma quantidade adequada de água na circulação, incluindo-se as necessidades prioritárias do cérebro, a secreção de insulina se inibe para impedir a entrada de água nas células do corpo. Nos diabéticos somente algumas células obtêm suficiente água para sobreviver. Beber água reverte a diabetes adultas para as etapas iniciais.
Tragédia: Ao não reconhecer que a diabete adulta é uma complicação causada por desidratação, com o tempo, poderá haver danos massivos nas células sanguíneas de todo o corpo. Isto pode provocar mais tarde a perda dos dedos dos pés, das pernas por gangrena e causar a cegueira.

Cura 10: Colesterol no sangue
Os altos níveis de colesterol são indicadores de uma desidratação corporal prematura. O colesterol é um material argiloso que se adere entre os espaços de algumas membranas celulares, para impedir que estas percam sua umidade vital pela pressão osmótica mais forte do sangue que circula nas áreas vizinhas.
O colesterol, além de ser utilizado na fabricação das membranas das células nervosas e de hormônios, também atua como un “escudo” contra a demanda de água de outras células vitais que normalmente trocam água através de suas membranas celulares.

Outras curas: A depressão, a perda de libido, a fadiga crônica, o lupus, a esclerose múltipla, a distrofia muscular
Todas estas condições podem ser causadas por desidratação prolongada. Se esta for à causa provável, os sintomas se aliviarão, uma vez que o corpo tenha sido hidratado regularmente. Nestas condições, o exercício muscular deve ser parte do programa de tratamento.



Ufa! Leu tudo?

Bem, agora veja o que deu em uma recente pesquisa científica cujos resultados foram divulgados pela BBC de Londres:

BEBER ÁGUA DEMAIS FAZ MAL À SAÚDE, DIZ ESTUDO

Água para matar a sede, para melhorar a saúde e para emagrecer. Todos esses conceitos populares ajudam a pensar que quanto mais água bebemos melhor. Mas os cientistas dizem que a antiga fórmula está errada.

Um recente estudo hispano-americano indica que o consumo excessivo de água até prejudica a saúde.

Segundo o Centro Superior de Investigações Científicas da Espanha e o Instituto de Medicina dos Estados Unidos, “há recomendações para a quantidade diária que o corpo necessita, mas afirmar que um ser humano requer oito copos de água por dia como regra geral não tem nenhuma base científica”, explicou o diretor do comitê espanhol, Alberto Casteller.

O estudo indica que, em média, uma mulher deve ingerir diariamente uns 2,7 litros e um homem cerca de 3,7 litros. Mas nessa contagem entram todos os tipos de bebidas e até alimentos que contém água. O restante sobra. Para cada caso é preciso considerar a temperatura ambiente, o tipo de atividade diária e se há prática de exercícios físicos.


Sem emagrecimento

Os cientistas confirmam muitos dos conhecidos benefícios da água - fortalecimento de pele, unhas e cabelos porque hidrata e permite a eliminação de toxinas. Mas certos mitos como o emagrecimento acabaram rechaçados.

O estudo também alerta para o perigo dessa crença. Destaca o aumento dos casos de anorexia porque muitas pessoas estão ingerindo mais água em substituição a outros alimentos.

“Essa moda está se transformando em um problema grave. Nosso corpo tem 70% do peso em água. Para uma pessoa normal beber água constantemente não tem muita transcendência, mas para certos casos pode ser um risco mortal. Para quem tem pouco peso, há uma tendência à intoxicação por água. A redução de sódio abaixo do limite provoca tremores, confusão, perda de memória e pode haver colapso e morte”, explicou o cardiologista Juan José Rufilanchas, chefe de cirurgia da Clínica Ruber, de Madri.

No processo de excesso de ingestão de água há uma reação anormal das células do cérebro. Como o líquido é mais do que o corpo está acostumado e necessita, os rins demoram mais tempo para filtrar.

Até completar a absorção, as células se incham e podem levar a transtornos nervosos, coma e morte.

Nos casos de anorexia que atingem entre 0,5% e 1% das mulheres de 14 a 25 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde, há trastornos psíquicos, infecções graves, inflamações intestinais. A recomendação é de consumir água mais 45 nutrientes presentes em alimentos.


Problemas cardíacos

Quem tem problemas cardíacos corre o risco sofrer edemas por beber água demais. “Os doentes cardiovasculares precisam de diuréticos para evitar água e sal. Não tem sentido beber mais. Mas aumentam o consumo pela crença e modismo de que todos temos que beber mais água porque melhora a saúde. Veja que barbaridade”, disse Rufilanchas.

Os cientistas espanhóis e americanos usaram como exemplo a maratona de Boston de 2002 para confirmar o perigo do excesso de ingestão de água.

Segundo o estudo, 488 atletas foram submetidos a um exame de sangue antes e depois da corrida. Dos que fizeram o teste e chegaram à meta à beira de um desmaio, cerca de 65% tinha baixo nível de sódio por ter bebido água demais.

Médicos e cientistas, entretanto, ressaltam que água na medida certa é positiva. A falta de hidratação afeta o metabolismo. No caso de idosos, a porcentagem corporal cai até os 50% do peso e é responsável por problemas gastrointestinais, cardiovasculares, renais, ósseos, hematológicos e endocrinológicos.

Sobre a quantidade diária a beber, recomendam “ouvir o corpo”, beber quando a sede aparecer.


É isso aí! Não existem fórmulas mágicas ou milagrosas para se manter uma boa saúde. Apenas o bom senso de uma vida equilibrada em todos aspectos já é o suficiente.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Cadê meu Celular? Cadê meu Celular?

.
Se você é uma daquelas pessoas que quando perde o seu telefone celular fica que nem o cara do vídeo abaixo:


Ao invés de ficar desesperado igual o cidadão acima com seu chinelo, aqui vai uma recomendação que já rola na internet há algum tempo, e vez ou outra acaba batendo na nossa Caixa Postal:

Agora, com esta estória do 'Chip', o interesse dos ladrões por aparelhos celulares aumentou. É só ele comprar um novo chip por um preço médio de R$30,00 em uma operadora e o instalar no aparelho roubado. Com isso, está generalizado o roubo de aparelhos celulares. Segue então uma informação útil que os comerciantes de celulares não divulgam. Uma espécie de vingança para quando roubarem celulares. Para obter o número de série do seu telefone celular (GSM), digitem *#06# . Aparecerá no visor um código de algarismos. Este código é único!!! Escrevam-no e conservem-no com cuidado!!! Se roubarem seu celular, telefonem para sua operadora e informem este código. O seu telefone poderá então ser completamente bloqueado, mesmo que o ladrão mude o 'Chip'. Provavelmente não recuperarão o aparelho, mas quem quer que o tenha roubado não poderá mais utilizá-lo. Se todos tomarem esta precaução, imagine, o roubo de celulares se tornará inútil. Enviem isto a todos e anotem o seu número de série!!!

Este número mencionado na mensagem acima se chama IMEI (International Mobile Equipment Identity). Trata-se do número de identificação do aparelho com 15 algarismos que vem programado da fábrica.

Checando as informações descobri que infelizmente não é assim tão simples como a mensagem divulga. Teoricamente esse sistema funcionaria, não fosse um detalhe quase despercebido, o IMEI de um aparelho pode ser trocado.

A troca do IMEI do celular roubado por um "IMEI Limpo" é conhecida entre os ladrões pela expressão "Limpar o Celular". Portanto, se alguém quiser te vender um celular dizendo que ele está "limpo", você já sabe agora que se trata de "produto roubado".

Pelo que entendi em minha pesquisa, a troca do IMEI não pode ser feita por qualquer "Zé Mané", pois depende de conhecimento técnico específico e de equipamento sofisticado que custa uma fortuna. Mas como esta bandidagem está se sofisticando cada vez mais, não duvido nada que já exista alguma máfia especializada na limpeza de celulares roubados.

Mesmo assim a recomendação para se anotar e guardar o número do IMEI é válida, porém não precisa digitar nada, pois este número geralmente vem registrado no manual, na caixa, na bateria do celular ou na nota fiscal do aparelho.

Os procedimentos corretos no caso de ter o seu celular roubado ou perdido são as seguintes:

1) Comunique imediatamente sua Operadora informando o número de IMEI de seu aparelho para que possa ser efetuado provisoriamente o bloqueio preventivo de sua linha.

2) Para bloquear seu celular, será necessário apresentar o Boletim de Ocorrência Policial dentro de um prazo máximo de 3 dias, a partir da data de solicitação do bloqueio provisório.

3) No Boletim de Ocorrência devem constar as seguintes informações: Nome, Endereço Completo, Número do CPF, Número da identidade, Descrição do Aparelho (modelo e marca), Descrição do Chip (informação disponível no verso do Cartão de Senhas) e o Número do IMEI.

4) Além do Boletim de Ocorrência Policial, algumas Operadoras exigem a apresentação da Nota Fiscal de seu aparelho.

5) É importante lembrar que desde o momento de extravio, furto ou roubo de seu celular até a comunicação do ocorrido à sua Operadora, os custos decorrentes serão de sua responsabilidade.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Novo Modismo Alimentar


A bola da vez em termos de alimentos milagrosos que prometem curar e prevenir um monte de doenças esta com a SEMENTE LINHAÇA.

A televisão, jornais, revistas e principalmente a internet só falam dela. Nas lojas de produtos naturais e mercearias especializadas ela já é um produto escasso.

Aqueles que acompanham este blog já sabem que sou contra a estes modismos de saúde, pois acabam quase sempre super valorizando um produto em detrimento do equilíbrio tão vital para a verdadeira estabilidade da saúde.

Isto sem falar que acaba criando falsas expectativas e até levando a um consumo indevido (exagerado) cujas consequências poderão caminhar no sentido contrário ao bem estar que tanto se almeja.

Bem, mas como os leitores deste blog são pessoas esclarecidas e ponderadas, aqui vai um resumo de tudo que está se falando deste alimento:


A Semente de Linhaça é considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular (uso contínuo) da semente de linhaça, tais como:

Vitalidade Física: A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam mais facilmente da fadiga do exercício.


Baixa de Colesterol e Peso: A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois como é rica em fibras solúveis (tem cinco vezes mais fibra que a aveia), elimina o colesterol de forma rápida.

Combate ao Câncer: A semente de linhaça contém 27 componentes anticancerígenos, sendo um deles a LIGNINA (contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais).

Condições da Pele e do Cabelo: Com o consumo regular a pele torna-se mais suave. É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele, tais como: psoríase e eczema (espinhas). É excelente para a calvície causada por má nutrição do coro cabeludo.

Sistema Digestivo: Prevêem ou cura o câncer de cólon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.


Sistema Nervoso: É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhoras funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta (esquizofrenia). A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro.

Doenças Inflamatórias: O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite, etc.

Retenção de Líquidos: O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio.

Sistema Imunológico: A linhaça alivia alergias e é efetiva para o LUPUS. Contém Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que fazem com que nosso organismo fique menos doente, oferecendo uma grande resistência imunológica.

Sistema Cardiovascular: É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias (é excelente para regular o colesterol ruim), esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.


Modo de Usar na maioria dos casos: Duas colheres de sopa por dia batido no liquidificador com um copo de suco de fruta. Também se pode colocar sobre a fruta, ou misturar com a aveia, ou mesmo junto com o iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos), inclusive mulheres grávidas.

Dica: Ouvi falar que a Linhaça que possui todas estas propriedades é a Linhaça Dourada (acho que devem existir outros tipos) e deve ser consumida sempre na forma triturada (não na forma de grãos inteiros).

Bom proveito e lembre-se que os benefícios só serão sentidos com um consumo regular (diário) e equilibrado, levando em consideração todos os outros demais fatores essenciais para uma boa saúde e um viver saudável (exercícios regulares, higiene, repouso adequado, boa alimentação e uma visão otimista da vida).

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Férias de Verão sem Deus


Meu amigo Enéias publicou uma matéria em seu blog que eu achei muito curiosa e interessante. Chama-se: "Colônia de Férias para Ateus".

Inicialmente pensei tratar-se de alguma sátira ou analogia provocativa, porém me surpreendi ao saber que a tal colônia existe e é levada a sério pelos seus organizadores.

Imediatamente digitei o nome "Camp Quest" em um site de busca e lá apareceu como o primeiro da lista o nome do site oficial: "Camp Quest: It's beyond belief" (Camp Quest: É inacreditável).


Na página de apresentação eles orgulhosamen- te anunciam:

"Camp Quest é o primeiro campo de férias residencial na história dos Estados Unidos para os filhos dos ateus, livres pensadores, humanistas, Brights (não consegui traduzir esta palavra), ou qualquer outro termo que pode ser aplicado para aqueles que possuem uma visão de mundo naturalista, e não sobrenatural."

A idéia do projeto nasceu de Edwin Kagin e de sua esposa Helen em 1996 com o objetivo de "proporcionar às crianças de pais que pensam de forma independente um acampamento de verão residencial dedicada a melhorar a condição humana através da investigação racional, crítica e criativa de pensar, método científico, o auto-respeito, ética, competência, democracia, liberdade de expressão e da separação entre religião e governo garantidos pela Constituição dos Estados Unidos".


Atualmente eles contam com 7 campos na América do Norte (Ohio, Smoky Mountains, Minnesota, Ontário, Michigan, Califórnia, Flórida) e 1 na Inglaterra (Londres).

O site da unidade inglesa afirma: "Os acampantes aprendem sobre ciência, método científico, pensamento crítico, religiões mundiais e separação igreja-estado. As histórias bíblicas e metáforas são discutidas no contexto da formação cultural. Aos acampantes também é ensinado que seu comportamento ético não depende de crenças e doutrinas religiosas, e que as crenças religiosas e as doutrinas são, por vezes, um obstáculo para o comportamento ético e moral, e que as pessoas sem religião também são boas e totalmente capazes de viver uma vida feliz e significativa".

Colocação fantástica, não é mesmo?


Outra coisa que o Enéias mencionou em seu blog, e que eu achei interessantíssimo, foi o depoimento daquele pai de três meninos que nos serve como evidência de que tais acampamentos não são procurados por pais que querem isolar seus filhos de qualquer contato com a religião, muito pelo contrário:

"A coisa mais importante para mim aqui é dar para eles uma variedade de experiências e estimular que eles entendam o máximo possível de religiões e de ciências, e dar a eles as ferramentas para que decidam por conta própria o rumo que querem seguir." - Leeroy Murray.

Ele até chegou a afirmar que não descartaria a possibilidade de mandá-los também para um acampamento religioso. Tenho para mim que uma das maiores necessidades deste mundo é de pais que pensem como este homem.


Achei brilhante a idéia de atividade científica chamada "A busca dos dois Unicórnios invisíveis". Segundo Samantha Stein, diretora do acampamento, o objetivo desta atividade é fazer com que as crianças pensem sobre coisas como ônus da prova:

"Quem precisa provar que os unicórnios estão lá... é a pessoa que diz que eles estão ou é a pessoa que diz 'Não, eu acho que você não está certo'?"

É triste ver que muitos religiosos não entendem e nem sabem respeitar este tipo de empreendimento. Eles são tão tacanhos, mesquinhos e bitolados em suas convicções que ao invés de defenderem tal iniciativa como uma grande aliada na busca pela verdade, só sabem condenar e criticar.


Para mim isto é mais uma forte evidência da total insegurança que sentem diante de pessoas que incentivam a busca pela verdade promovendo o livre pensar de forma honesta, sensata e racional, ao invés de simplesmente sair acreditando em qualquer coisa que ouvem, só porque um dia alguém escolheu crer e ensinar assim. Se temem a investigação é porque sabem que podem não estar com a verdade, pois a verdade nunca deveria temer a investigação.

Pena que não temos nenhuma filial deste tipo de acampamento aqui no Brasil, pois caso tivéssemos, não somente enviaria meus filhos para lá, como também me ofereceria para trabalhar como voluntário. E digo mais, se alguém tiver cacife para empreender neste sentido, pode contar comigo que eu entrarei como sócio e/ou colaborador.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Gripe Suína: O Poder da Sugestão


Os ilusionistas, especialmente aqueles que atuam no mesmo segmento em que eu me dedico (mentalismo), sabem quão eficaz é o poder da sugestão. Com ela conseguimos criar ilusões tão convincentes que até o mais cético ficaria com uma "pulga atrás da orelha".

A suposta epidemia de Gripe Suína que assola o mundo é mais uma prova do eficaz poder da sugestão, bem como da manipulação das massas para fins escusos.

Tudo começou no dia 23 de abril deste ano, quando o presidente Felipe Calderón, do México, comunicou em rede nacional, às 11 horas da manhã, o alerta sobre o novo e “perigoso” vírus da gripe suína. Apenas 4 horas depois (por volta das 15 horas), os centros de saúde da República Mexicana já estavam cheios com milhares de pessoas com os sintomas que as autoridades haviam descrito como típicos da gripe suína.


O nome técnico para isto é “Enfermidade Psicogênica Massiva”, também conhecida no mundo científico como “Epide- mia Histérica”, “His- teria Massiva” ou “Histeria das Massas”. A história está repleta deste tipo de histeria onde um simples rumor rapidamente se converte numa delirante verdade absoluta.

A literatura científica possui exemplos e mais exemplos de casos de internatos, escolas, universidades, exércitos, povos, cidades e países inteiros que adoeceram ao escutar algum boato irresponsável de seus líderes. Entre os estudantes de medicina não são raros os casos de doenças criadas mentalmente com a simples auto-sugestão causada ao estudá-las.


Acredito que ninguém tem dúvidas que a maior culpada pela atual histeria que tomou conta das pessoas em relação a esta nova gripe é a mídia. Com o pretexto de estar prestando serviço de utilidade pública, o quarto poder fica divulgando de forma inconseqüente seus boletins alarmistas e sensacionalistas visando incrementar seu ibope, porém tudo que conseguem é sugestionar as massas quase sempre facilmente manipuláveis.

Além do interesse da mídia em pegar carona em qualquer coisa que lhes garanta altos níveis de audiência, existe também o interesse econômico das indústrias farmacêuticas e de produtos prevenção pessoais. A Roche, fabricante do principal medicamento para combater a Gripe A, bem como os fabricantes de álcool gel e máscaras, estão dando risada à toa.


Isto sem falar que todo este medo que as pessoas possuem de vírus, bactérias e fungos está baseado naquilo que o Dr.Roberto Giraldo, médico imunologista especializado em saúde psicossomática social, chamou de “Delírio Pasteuriano”. Este médico defende a idéia de que as idolatradas idéias do biólogo francês, Louis Pasteur, possuem distorções e equívocos.

Pelo que tudo indica esta verdadeira psicose social ou socionóia (termo criado pelo cientista Norberto Keppe para as doenças psíquicas que atingem a sociedade) só irá diminuir ou acabar quando a mídia mudar interesseiramente seu foco ou quando os interesses econômicos dos poderosos forem satisfeitos.

A base deste texto foi extraída do artigo do Dr.Roberto Giraldo publicado no jornal "Stop" nº 30 de Agosto de 2009.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Seria o Cristianismo uma Farsa Histórica? (Parte 3 - Conclusão)


O documentário "Zeitgeist, The Movie" encaixa-se com perfeição no padrão das múltiplas Teorias de Conspiração que existem, e como tal deve-se sempre ter um pé atrás com tudo o que lá afirmam de forma categórica.

Os criadores e promotores de tais teorias possuem uma característica comum que é reunir somente as informações que lhe interessam e relacioná-las de maneira parcial e tendenciosa de forma sempre a fortalecer suas idéias pré-concebidas.

O documentário está longe de ser um estudo sério sobre o tema, de forma que nenhum historiador ou pesquisador que se preze irá considerá-lo como uma fonte segura de informação cujas pesquisas foram feitas dentro da mais rigorosa metodologia científica.

Por outro lado, não posso afirmar que a refutação feita não tenha sido igualmente parcial e tendenciosa, porém com argumentos e documentação pelo menos um pouco mais consistente e sem devaneios muito mirabolantes (só um pouquinho).

Resumindo: Embora ambas as posições sejam passíveis de refutação e só podem ser aceitas como verdade com o acréscimo do elemento "fé", está bem claro para mim que será necessária muito mais fé para se crer na teoria Zeitgeist do que na refutação formulada pelos cristãos.

Mas esta é apenas a minha opinião.

domingo, 16 de agosto de 2009

Seria o Cristianismo uma Farsa Histórica? (Parte 2)


Agora vamos à refutação dos argumentos apresentados na primeira parte do filme "Zeitgeist".

Os argumentos contra o cristianismo foram apresentados em cerca de 26 minutos, porém a refutação irá demorar muito mais tempo (serão mais de 1 hora e 30 minutos).

No primeiro segmento deste vídeo, aos 5 minutos e 25 segundos, você poderá ver o nome da Igreja Adventista do Sétimo Dia (Conference of Seventh-Day Adventist Church) em um contexto que eu considero nem um pouco recomendável. Por outro lado, no quarto segmento existe algumas declarações sobre o sábado e a mudança para o domingo que os adventistas vão gostar de ouvir.











A partir dos 4 minutos e meio deste sexto segmento começam as argumentações no sentido de provar o Cristo histórico.





Deste oitavo segmento do filme até o final há muito pouco de refutação direta ao filme Zeitgeist, e bastante proselitismo cristão em torno da ressurreição de Cristo como a mais forte e irrefutável argumentação sobre a historicidade de sua vida e veracidade de seus ensinamentos.







Bem, uma vez apresentado os dois lados, cabe a você analisar e ponderar sobre tudo que foi argumentado, chegando assim a sua própria conclusão.

Caso queira saber a que conclusão cheguei, aguarde a próxima postagem.

Continua...

sábado, 15 de agosto de 2009

Seria o Cristianismo uma Farsa Histórica? (Parte 1)


Você já ouviu falar em Zeitgeist?

Segundo a Wikipédia: Zeitgeist é um termo alemão cuja tradução significa espírito de época, espírito do tempo ou sinal dos tempos. O Zeitgeist significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.

Bem, mas não é para o significado da palavra que eu quero lhe chamar a atenção, mas sim para um filme chamado: Zeitgeist, the Movie (Zeitgeist, o filme).

Este filme foi produzido em 2007 por Peter Joseph e aborda temas como Cristianismo, ataques de 11 de setembro e o Banco Central dos Estados Unidos da América (Federal Reserve).

O filme todo é muito interessante, especialmente para aqueles que gostam de temas envolvendo teorias de conspiração, porém chamou-me a atenção de forma especial a primeira parte do filme denominada como "The Greatest Story Ever Told" ("A maior história já contada"), que começa aos 13 minutos logo após uma impressionante introdução.

Logo abaixo você poderá assistir a esta primeira parte do filme que aqui está dividida em três segmentos por causa das limitações do Youtube que não aceita vídeos com mais de 10 minutos (Caso queira assistir ao filme na íntegra, ele está disponível no Youtube em 12 partes todas legendadas em português).

Então vamos lá e prepare-se para ouvir algumas coisas que talvez lhe choquem um pouco:






Impressionantes as coincidências tais como o filme as apresenta, não é mesmo?

Será que podemos entender tais revelações como sendo a única verdade sobre este assunto? Alguns entendem que não! E para sermos intelectualmente honestos na busca pela verdade, precisamos agora ouvir o outro lado.

Continua...

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Minha Estréia no Teatro - Parte 4

.
No fim do Show um jovem aproximou-se de mim e veio me cumprimentar. Percebi que havia um brilho em seus olhos e uma empolgação na forma de falar.

Ele foi direto ao assunto e perguntou:

- "Isto tudo que você apresentou aqui nesta noite tem haver com aqueles papos de poder da mente e telepatia?"

Eu olhei nos seus olhos e com um sorriso lhe respondi:

- "Não."

Ele me olhou desconfiado, como não estivesse acreditando em minha resposta e voltou a insistir na pergunta. Pela forma que insistiu e pelos argumentos que usou, até de forma um tanto confusa, percebi que ele acreditava muito na realidade de tais "fenômenos psíquicos ou paranormais" (como queira).

Novamente olhei nos seus olhos e calmamente lhe respondi:

- "Meu amigo, tudo o que você viu aqui nesta noite não passou de ilusionismo ou truques de mágica."

Aquele jovem deu uma risadinha meio que sem graça, agradeceu-me e saiu meio cabisbaixo com a decepção nitidamente estampada em seu rosto.

É... ser um ilusionista mentalista e não um charlatão mentalista tem dessas coisas.

Abaixo apresento para vocês aquele que foi meu número de encerramento.



Mais uma vez, muito obrigado por ter assistido.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Minha Estréia no Teatro - Parte 3

.
Muitos acreditam que uma pessoa devidamente treinada pode influenciar mentalmente uma outra de forma que ela não se de conta disto, porém aja sendo manipulada em suas escolhas.

Você acredita nisto?

Eu não! Mas caso eu fosse um charlatão espiritualista ao invés de um ilusionista, acho que poderia convencer a muitos de meus supostos poderes paranormais.

O número que você verá no vídeo abaixo apresenta este tema:




Lembre-se que um Ilusionista:

"Faz o que não diz,
Diz o que não faz
Não faz o que diz
Nem diz o que faz"


(Frase do Mágico Cahuê Filho)

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Minha Estréia no Teatro - Parte 2

.
Segue abaixo o vídeo com mais um dos números de mentalismo que realizei neste dia (09/08/09):



Obrigado por ter assistido.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Minha Estréia no Teatro


Meus dias dos pais foi um tanto quanto inusitado, pois foi justamente neste dia que fiz minha primeira participação como Mentalista em um teatro.

Já havia me apresentado em restaurantes, festas de confraternização, eventos familiares e reuniões com amigos, porém o mais perto que estive de um teatro trabalhando como Mentalista foi nas reuniões festivas da Associação dos Mágicos de São Paulo (AMSP) que ocorrem toda a última segunda-feira de cada mês (mas ali é um pouco diferente devido ao público ser composto por mágicos e familiares/amigos dos mágicos).


Devo esta experiência fantástica aos meus grandes amigos ilusionistas, Nicolas e Cláudia da dupla The Jokers, que gentilmente me estenderam o convite para que eu fizesse uma participação no Show de Ilusionismo que realizariam na cidade de Santana de Parnaíba (SP).


Desta vez a responsabilida- de que pesava sobre meus ombros era muito maior, pois a dupla The Jokers são ilusionistas profissionais de grande renome no meio mágico e para o público de forma geral, bem como veteranos na realização de grandes eventos, inclusive com várias participações pela TV (para ver seu amplo currículo, basta acessar o site www.thejokers.com.br).

O Show teve início às 20 horas com a casa lotada. A dupla The Jokers liderou o espetáculo e eu fiz minha participação antes do último número deles. Vou tentar montar um vídeo com as melhores partes do Show, mas enquanto este trabalho não fica pronto estou disponibilizando um vídeo com meu número de abertura.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Depois da Tempestade Vem a Bonança


Depois da tempestade…
Vem a bonança…
Vem a felicidade,
No lugar da saudade…
Vem o amor,
Trazendo seu calor…
Vem o amor,
No lugar da dor…
A dor de perder,
Que traz o sofrer…
O amor, é da vida o amanhecer…
A dor, é o seu anoitecer…
Amanhecer, com o brilho do sol…
Anoitecer, com o escuro após o arrebol…
Vamos viver o amor enquanto existir,
Vamos viver com sinceridade, sem fingir…
Não deixemos que essa tempestade,
Abale do amor, a felicidade…

Marcial Salaverry


Nota: O poema acima foi a melhor forma que encontrei de expressar meu alívio após susto que todos aqui em casa tomamos.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Machismo Revoltante


Recebi uma daquelas muitas mensagens que circulam na rede, com um texto dizendo ser de autoria de Carlos Drummond de Andrade.

Não confirmei a autoria, mas fiquei indignado com aquilo que li.

Mulheres ao Deitar

A mãe e o pai estavam assistindo televisão, quando a mãe disse:

- Estou cansada e já é tarde. Vou me deitar.

Foi à cozinha fazer uns sanduíches para o lanche do dia seguinte na escola, passou uma água nas taças, tirou carne do freezer para o jantar do dia seguinte, confirmou se as caixas dos cereais não estavam vazias, encheu o açucareiro, pôs tigelas e talheres na mesa e preparou a cafeteira do café para estar pronta para ligar no dia seguinte.

Pôs ainda umas roupas na máquina de lavar, passou uma camisa e pregou um botão que estava caindo.

Guardou umas peças do jogo que ficaram em cima da mesa, e pôs a agenda do telefone no lugar dela.

Regou as plantas, colocou o lixo, e pendurou uma toalha para secar.

Bocejou, espreguiçou-se, e se dirigiu para o quarto. Parou ainda na escrivaninha e escreveu uma nota para o professor, pôs num envelope o dinheiro para uma visita de estudo, e apanhou um caderno que estava caído debaixo da cadeira.

Assinou um cartão de parabéns para uma amiga, selou o envelope, e fez uma pequena lista para o supermercado. Colocou ambos perto da carteira.

Nessa altura o Pai disse lá da sala:

- Pensei que você tinha ido deitar.

- Estou a caminho, respondeu ela.

Pôs água na tigela do cão, e chamou o gato para dentro de casa. Certificou-se que as portas estavam fechadas.

Espreitou para o quarto de cada um dos filhos, apagou a luz, pendurou uma camisa, atirou umas meias para o cesto da roupa suja, e conversou um bocadinho com o mais velho que ainda estava estudando.

Já no quarto, acertou o despertador, preparou a roupa para o dia seguinte e arrumou os sapatos.

Depois lavou o rosto, passou creme, escovou os dentes e acertou uma unha partida.

A essa altura, o pai desligou a televisão e disse:

- Vou me deitar...

E foi... sem mais nada.

Notam aqui alguma coisa de extraordinário?

Ainda perguntam por que é que as mulheres vivem mais e são tão MARAVILHOSAS?

Porque são mais fortes! Feitas para resistir!


A mensagem era acompanhada com uma daquelas musiquinhas sentimentais e foi encerrada com o "brilhante" pedido (como diz minha amiguinha Michele: "Modo sarcástico Off"):

"Envie esta mensagem para todas as mulheres fantásticas que conhece. Elas vão te amar!"

Amar?!? Elas vão me odiar, isso sim!

Carlos Drummond que me perdoe (se é que foi ele mesmo o autor disto), mas este texto é extremamente machista!

Caracas! A mulher naquela casa é uma escrava! Enquanto o folgado do marido dela não tira a bunda do sofá nem a cara da frente da TV, ela precisa, ao final de um dia cansativo, realizar inúmeras "pequenas" tarefas que deveriam estar sendo partilhadas por todos os membros da família.

Só por curiosidade computei o tempo mínimo para realização de cada uma das tarefas descritas no texto e cheguei à conclusão que uma pessoa gastaria no mínimo uma hora para fazer tudo aquilo sozinha.

E lá vem o autor dizendo que as mulheres são maravilhosas porque são mais fortes e feitas para resistir???

Também falavam isto dos negros como justificativa para continuar trazendo-os lá da África como escravos.

Acho que até podem existir mulheres que façam tudo isto que o texto conta, porém se elas são maravilhosas é justamente por aturarem esta cambada de vagabundos sem consideração com quem convivem, arcando sozinhas com um fardo que seguramente seria bem menor se cada um na família fizesse a sua parte.

Mulheres "Amélias" é fruto da imaginação doentia de homens machistas, folgados, vagabundos e sem a menor consideração com aquelas que dizem amar.

O destino foi muito sábio em permitir que justamente uma "princesa" (do sexo feminino) fosse a responsável por sancionar a abolição da escravatura no Brasil.

Abaixo as Amélias!

E viva as Isabéis!