quinta-feira, 30 de julho de 2009

Tenha Sempre uma Aspirina do Lado da Cama


Não! Não é para dar para sua esposa (ou esposo) quando ela (ou ele) disser que não vai rolar porque está com uma "baita" dor de cabeça. Nada disso!

Talvez você já deva ter recebido por e-mail a seguinte mensagem de alerta:

Nem todos os sintomas de ataque de coração serão uma dor no braço esquerdo. Fique atento a uma dor intensa no queixo. Poderá nunca sentir a primeira dor no peito no decurso de um ataque de coração. Náuseas e suores intensos são também sintomas comuns.

60% das pessoas que tiveram um ataque de coração enquanto dormiam, já não se levantaram. Porém, a dor no peito pode acordá-lo de um sono profundo.

Caso isto ocorra, dissolva imediatamente duas aspirinas na boca e engula-as com um pouco de água. Ligue para o 112 e fale "Ataque Cardíaco", mencionando que tomou as duas aspirinas. Sente-se e espera o 112. Não se deite!



Como eu sempre gosto de checar todas as informações que me enviam, quer dizer, todas, não, somente aquelas que considero relevante, fiz uma breve pesquisa e vejam o que descobri:

A dor mais típica num ataque cardíaco é a dor a meio do peito, retro-esternal, que pode ser também uma sensação de peso ou aperto e que, normalmente, é desencadeada por um esforço, como subir escadas ou andar depressa.

Na maioria dos casos, esta dor no meio do peito irradia para o braço esquerdo, mas também pode, por vezes, subir até ao queixo. As náuseas e suores são, também, sintomas comuns, mas, isoladamente, não significam necessariamente que se trata de um ataque cardíaco.

São pouco frequentes os casos de ataque cardíaco durante o sono, porque, normalmente, estes episódios ocorrem na sequência de um esforço. Ainda assim, se ocorrer durante o sono, o mais comum é a pessoa já não voltar a acordar.


Em caso de suspeita de ataque cardíaco, deve:

1. Chamar o 192 (112 só funciona na Europa, aqui a gente chama o SAMU) ou, o que é ainda melhor, dirigir-se de imediato a uma urgência hospitalar mais próxima, porque é nas primeiras horas que ocorrem mais arritmias mortais. Uma assistência médica rápida é fundamental para, através da administração de anticoagulante, dissolver o trombo (coágulo) que está entupindo a artéria coronária.

2. Tomar (e não dissolver na boca) uma ou meia aspirina (e não duas). O ácido acetilsalicílico presente na aspirina vai diminuir a coagulabilidade do sangue e, por conseguinte, pode atrasar a formação do trombo.

Não há qualquer motivo para não se deitar. Enquanto espera pelo atendimento médico, pode permanecer na posição que lhe for mais confortável, sentado ou deitado, sem qualquer prejuízo para a evolução do quadro clínico.

quarta-feira, 29 de julho de 2009



Se a pessoa que diz te amar treme quando te abraça...

Se você sente seus lábios ardentes como brasa...

Se sua respiração se agita, ofegante...

Se há em seus olhos um brilho febril...

Fuja rapidinho...

Ela esta com gripe suína!!!




Até tu Homer???




E como o porco está em alta no momento (1º lugar na tabela do Brasileirão 2009), aqui vai a musiquinha que eles mais gostam de cantar para relembrar os velhos tempos (não tão velhos assim):

Aqui tem um bando de Porco,
Rindo de ti Corinthians,
Rindo até ficar bobo,
Cansado de tanto zuar,
Pra aqueles que acha que é pouco,
Não me Canso de Cantar
É segunda divisão, segunda dividão, segunda divisão!!!
GAMBÁ!!!


terça-feira, 28 de julho de 2009

Os Mortos Retornam? - 4ª e última parte


Nesta última parte do vídeo você irá ouvir algo sobre as irmãs Fox, cujos fenômenos em que estiveram envolvidas são considerados como o marco de origem do espiritismo moderno, e também alguma coisa sobre os irmãos Davenport que ficaram famosos com os fenômenos da “Cabine Espírita” produzidos para entretenimento público (este número será executado pela dupla “The Jokers” na apresentação do dia 09/08/09).

No final eles comentarão algo sobre os "fantasmacópios", que nada mais eram que os primeiros dispositivos de projeção de imagens que se tem conhecimento, porém usados com a finalidade de se "fabricar" fantasmas ou espíritos (em breve trarei mais detalhes sobre isto).



Revelações importantes:

- Com a mágica pode-se reproduzir todas as manifestações espiritualistas que se tem conhecimento até o momento.

- Não é porque você não consegue ver qual é o truque, que signifique que não haja truque (existem alguns médiuns espíritas que nunca foram desmascarados).

E concluindo, caso algum espírita resolva ficar chateado com os ilusionistas por serem o "Mister M" do espiritismo, chamo a atenção para o que foi dito no vídeo:

- Houdini não queria desmascarar o espiritismo, mas saber qual era a verdade.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Os Mortos Retornam? - Parte 3


Já são mais de 80 anos decorridos da morte de Ehrich Weiss, imortalizado como o grande mágico e escapista Harry Houdini, mas sua fama como o maior ilusionista de todos os tempos permanece inabalável.

Na 3ª parte deste vídeo que estamos acompanhando veremos um breve resumo de sua vida e logo em seguida uma interessante mesa redonda conduzida por Iker Jiménez, com a participação do repórter Santiago Camacho e dois ilusionistas.



Você prestou atenção na resposta dada pela ilusionista Anibel Vecino? É exatamente por este motivo que as sessões espíritas possuem todo aquele impressionante ritual. As mentes ali presentes precisam ser impressionadas e sugestionadas a verem coisas que não existem. Truques de ilusionismo fazem apenas uma parte do trabalho, porém é a imaginação de cada um que completa o engano tornando tudo muito real.

Amanhã a 4ª e última parte deste programa.

domingo, 26 de julho de 2009

Os Mortos Retornam? - Parte 2


Nesta 2ª parte do vídeo vamos poder assistir a uma sessão espírita nos mesmos moldes que era praticada por muitos médiuns do século 19.

Esta sessão foi conduzida pela ilusionista Anibel Vecino no papel de uma médium espírita tentando contatar o espírito do grande mágico Houdini. Ela utiliza duas pequenas lousas, um pedaço de giz, um livro, um espelho e um lápis vermelho, e justifica que isto é para facilitar ao máximo a comunicação (caso ali se colocasse um computador, o espírito poderia encontrar dificuldades com o teclado, pois no além eles não devem possuir cursos de digitação ou informática).



Impressionado?

Não?!? Bem, é claro que como se trata de um programa de TV, não houve tempo para se criar um clima propício para tais manifestações. Mas te garanto que se isto acontecer na sala de sua casa na calada da noite com as luzes todas desligadas e apenas algumas velas acessas sobre a mesa, você ficaria todo arrepiado ou arrepiada (ui!).

Nem preciso dizer que tudo não passou de técnicas de ilusionismo, ou preciso?

Na próxima parte deste vídeo, vamos aprender um pouco mais sobre a vida do grande Houdini.

sábado, 25 de julho de 2009

Os Mortos Retornam? - Parte 1


Quero apresentar-lhes aqui a 1ª parte de um vídeo contendo um programa veiculado pelo canal 4 ("Cuatro") da TV espanhola, chamado:

"Cuarto Milenio".

O programa é apresentado pelo jornalista Iker Jiménez, que é considerado um grande especialista e divulgador de fenômenos aparentemente sem explicação.

Nesta 1ª parte você verá o ilusionista Manuel Vera reproduzindo um antigo método de sessão espírita, chamado "cabeça falante", onde uma suposta cabeça de um morto voltava à vida e conversava com seus interlocutores revelando segredos e fazendo adivinhações.

Tudo bem, sei que você já deve estar rindo antes mesmo de assistir ao vídeo, mas lembre-se de que muitos no passado vieram a acreditar neste "estranho" fenômeno após presenciá-lo de perto (especialmente porque a "cabeça" era capaz de fazer algumas "convincentes" revelações).



Pontos "intrigantes" deste vídeo:

- Apesar de ser uma cabeça do século 18, ela não se decompôs (milagre!).
- A revolução foi francesa, mas a cabeça fala perfeitamente o espanhol (todos os mortos voltam poliglotas).
- O "sacana" do operador de câmera filmou de um ângulo muito baixo e mostrou algo que não deveria.

A sessão espírita da parte 2 será mais interessante. Aguardem.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Só Deus poderia provar Sua existência


Acho interessante a maneira como os teístas se debatem na ânsia por estabelecer provas (evidências, argumentos) que consubstanciem a existência de um Deus pessoal (um Deus que se preocupa com cada um de nós em particular).

Porém, a Bíblia apresenta uma argumentação que eu considero bem interessante. No livro de Juízes existe um relato da forma como o pai de Gideão, Joás, argumentou com aqueles que queriam matar seu filho por este ter derrubado o altar de Baal:

"Vocês estão defendendo Baal? Quem o defender será morto antes do amanhecer. Se Baal é Deus, que ele mesmo se defenda. O altar dele é que foi derrubado. Daquele dia em diante, Gideão passou a ser chamado de Jerubaal, pois Joás havia dito: Que Baal mesmo se defenda. O altar dele é que foi derrubado." (Juízes 6:31-32).

Por que será que aqueles que crêem num Deus todo-poderoso não usam esta mesma argumentação? Será que o Deus onipotente precisa de homens que defendam a sua existência? Se Ele é o supremo Deus criador, então por que não se defende a Si mesmo contra todos os incrédulos ateus?


Carl Sagan em seu livro "Varieda- des da Experiência Científica" argumenta que Deus parece não ter demonstrado muita competência ao estabelecer ou deixar para nós provas absolutamente indubitáveis da Sua existência. E é justamente por causa desta incompetência divina (ou seria desinteresse divino?) que muitos seres humanos se debatem e se digladiam até hoje.

Ele explica que caso Deus realmente quisesse por um ponto final nesta questão, Ele simplesmente poderia ter deixado no livro sagrado do verdadeiro segmento religioso alguma frase cuja compreensão fosse impossível na época em que foi escrita, mas que mais tarde pudesse ser comprovada. Exemplos:

"Não se esqueçam, o Sol é apenas uma estrela entre milhões de outras";

"Meus filhos, entendam que aquela estrela vermelha é apenas um planeta desabitado e ferrugento com muitos vulcões. Ali existem nuvens e já existiram rios que não existem mais. Vocês entenderão isto mais tarde, mas por enquanto apenas confiem em Mim" (referindo-se a Marte);

"Um corpo em movimento tende a permanecer em movimento. Não pensem que os corpos precisam ser continuamente movidos para permanecerem em movimento. Mais tarde vocês entenderão que o atrito é quem faz toda a diferença";

"Não viajarás mais rápido do que a luz";

"Duas fitas entrelaçadas são o segredo da vida".


Já pensou no impacto que tais declarações causariam neste mundo moderno cada vez mais cético? Não seria esta uma forma irrefutável do próprio Deus por um fim na incredulidade?

Agora querem algo ainda mais radical? Já pensou se Deus tivesse gravado na Lua os Dez mandamentos de forma que pudessem ser vistos no dia em que os grandes telescópios fossem inventados ou quando alguma nave espacial de lá se aproximasse?

Sem dúvida qualquer uma destas providências teria calado a boca de qualquer ateu. Mas então por que será que Deus não fez isto? Será que Ele não levou em consideração que haveria pessoas sinceras que não creriam nEle justamente por não existirem evidências suficientemente irrefutáveis?

Diante disto sou obrigado a dar razão há aquilo que Protágoras (século V a.C.) deixou escrito nas primeiras linhas de seu "Ensaio sobre os deuses":

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento. Entre elas, o fato de que eles nunca aparecem".

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Mentalistas da Atualidade: Anthony Blake


Já escrevi aqui neste blog algumas postagens falando algo a respeito de Derren Brown, que para mim é um dos melhores mentalistas da atualidade (caso queira rele-las: 11/11/08-Lei Moral Interior e 14/11/08-PNL).

Hoje, porém, quero lhes falar sobre um outro grande mentalista em atividade na Europa: Anthony Blake.

Nascido na Espanha, Anthony Blake é formado em medicina, mas não exerce a profissão. Prefere atuar como mentalista fazendo shows por todo o mundo onde demonstra sua grande habilidade em criar efeitos sempre surpreendentes e enigmáticos. É membro da P.E.A. (Psychic Entertainers Association) e já realizou inúmeros cursos de controle mental.

Chega de blá, blá, blá e vamos ver logo Anthony Blake em ação (pause antes a música do blog no Ipod aí em cima):



Mas até os grandes nomes, como Anthony Blake, estão sujeitos há aqueles dias em que as coisas parecem não darem tão certo como gostaríamos. Como dizem os mentalistas: "São momentos em que as influências psíquicas não estão fluindo muito bem ou estão sofrendo algumas interferências" (já decorei esta fala).

O vídeo abaixo mostra exatamente este momento fatídico na vida de todo mentalista (no final do vídeo tem uma "pérola" do ilusionismo, mas não tem mais nada haver com Anthony Blake):



É claro que vamos dar um desconto, pois Anthony Blake estava apenas no início de sua carreira. Mas a verdade mesmo é que eu estou falando isto apenas como uma forma de preparar o caminho para minha estréia como mentalista num teatro muito em breve (provavelmente início de agosto - farei uma participação especial no show dos grandes ilusionistas "The Jokers").

Aguardem, pois em breve colocarei mais detalhes aqui neste blog.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Lição de Vida


Um médico estava fazendo sua caminhada matinal quando viu uma velhinha sentada tranquilamente no degrau de sua varanda fumando um cigarro.

Curioso ele perguntou:

"Não pude deixar de notar como a senhora parece feliz! Qual é o seu segredo?"

Ela olhou fixamente para ele, deu uma profunda tragada em seu cigarro e soltando a fumaça por cima da cabeça, respondeu:

"Eu fumo 40 cigarros por dia. Antes de ir pra cama eu fumo um grande baseado. Fora isso, eu bebo uma garrafa de Jack Daniels toda semana e só como besteiras. Nunca pratico exercícios físicos, mas em compensação faço muito sexo com parceiros variados sem qualquer tipo de precaução. Nos finais de semana gosto de tomar um banho, mas só se estiver fazendo muito calor."

O médico espantando, exclamou:

"Isso é extraordinário! Quantos anos a senhora tem?"

"Trinta e quatro" ela respondeu!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Hachiko, um exemplo de verdadeira amizade


Se um dia você for até a cidade de Tokyo no Japão e passar em uma praça que fica ao lado da estação Shibuya do metrô, vai ver ali uma estátua de um cão feita de bronze já um tanto escurecida pelo tempo.

Trata-se de uma homenagem a um cão da raça Akita chamado Hachiko (se pronuncia "Hatiko") cuja história é um exemplo de fidelidade e amizade demonstradas por um cão em relação ao dono.

Hachiko havia pertencido a um professor da Universidade de Tokyo chamado Eizaburo Ueno, morador dos arredores da estação de Shibuya. Toda a manhã, Hachiko ia com o professor Ueno até a estação de trem, e voltava no fim da tarde para acompanhá-lo na volta para casa.

No dia 21 de maio de 1925, Hachiko tinha apenas um ano e meio de idade. Estava, como de costume, na estação à espera de seu dono que chegaria no trem das 16h. Porém, naquele fatídico dia, o professor Ueno não voltou. Tinha sofrido um derrame cerebral fatal na universidade.


Após a morte do professor, seus parentes e amigos passaram a cuidar do cão, mas Hachiko continuava indo todos os dias à estação, na esperança de que dono voltasse para casa. Muitos anos se passaram, e mesmo com dificuldades para caminhar, em decorrência de problemas de saúde (artrite), Hachiko continuava mantendo a rotina diária de ir até a estação.

Sua vigília diária durou até o dia 7 de março de 1934, quando, com 11 anos e 4 meses, foi encontrado morto no local exato onde esperou o dono por tantos anos.


Esta história sensibilizou o povo japonês e pessoas de várias partes do mundo. Como conseqüência, a memória de Hachiko foi imortalizada com uma estátua de bronze erguida no local onde ele morreu.

Até hoje, todos os anos, no mês de abril, os admiradores de cães, e especialmente de Hachiko, realizam uma cerimônia em sua homenagem. A história emociona porque nos faz refletir sobre o valor da fidelidade e do companheirismo. Essas qualidades que transformam qualquer relacionamento em uma verdadeira amizade.

Abaixo você poderá assistir a um vídeo de 3 minutos que contará esta bela história (antes de assistir pause a trilha sonora do blog logo acima):



A todos os meus amigos um feliz dia da amizade!

sábado, 18 de julho de 2009

Uma estranha coincidência?

.
Preste atenção nos símbolos enfileirados na figura abaixo (olhe de perto os dois símbolos centrais logo abaixo do nome Led Zeppelin):



Agora compare com este símbolo na capa do livro "The Trinity" (A Trindade) publicado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia nos Estados Unidos:



Para quem não sabe, o guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, é fã do ocultismo (ver postagem anterior), e tanto aquele anjo nu com a aparência de estar caindo, como também aqueles símbolos não estão ali por acaso.

Já o livro é a resposta oficial da IASD a todos aqueles que acusam esta igreja de incluir um dogma não bíblico no corpo de suas crenças fundamentais, contrariando inclusive os pioneiros de seu próprio movimento.

Acho que esta estranha coincidência fará alguns se lembrarem das palavras do pioneiro adventista Pastor R.F.Cottrell (Redator da Advent Review and Sabbath Herald):

“Sustentar a doutrina da Trindade, não é mais que uma evidência da intoxicação pelo vinho que todas as nações beberam. O fato dessa ser uma das principais doutrinas, senão a principal, pela qual o bispo de Roma foi exaltado ao papado, não recomenda muito em seu favor. Isto deveria fazer alguém investigar por si mesmo, como quando os demônios fazem milagres para provar a imortalidade da alma. Se eu nunca duvidei antes, agora eu tenho que ir até o fundo para provar .... ” - Artigo publicado em 06/07/1869 na Advent Review and Sabbath Herald (caso queira ver o original clique aqui).

Não é para menos que um outro pioneiro adventista, o Professor J.N.Andrews, tenha escrito um pouco antes da declaração do Pr.Cottrell:

"A forma infame como foi imposta à igreja (ele está falando da doutrina trinitariana), aparece nas páginas da história eclesiástica, que causa aos que acreditam na doutrina corar de vergonha." - Artigo publicado em 06/03/1855 na Advent Review and Sabbath Herald (caso queira ver o original clique aqui).

P.S.: Não tenho a menor intenção de voltar ao já surrado debate trinitariano, mas apenas escrevi esta postagem porque a semelhança entre os dois símbolos me chamou a atenção. Para aqueles que quiserem saber mais sobre o assunto, aconselho o site "Aquivo X da IASD".

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Aleister Crowley e sua influência no Rock


Aleister Crowley (1875-1947) foi um filósofo ocultista inglês do século 19, considerado por muitos um bruxo e satanista.

Seu pensamento e pregação se resumiam basicamente no conteúdo da obra chamada "Livro da Lei" e na doutrina por ele difundida, conhecida por "Thelema" (palavra grega que significa vontade).

Thelema se refere à doutrina ou filosofia religiosa difundida por Aleister Crowley a partir de 1904 nos moldes propostos pelo Liber AL vel Legis, publicação recebida por uma entidade auto-denominada "Aiwass", Ministro de Hoor-par-Kraat (o Deus Hórus para os íntimos).

A lei de Thelema pode ser resumida no duplo enunciado:

- "Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei" ("Do what thou wilt shall be the whole of the Law");

- "Amor é a lei, amor sob vontade" ("Love is the Law, Love under will").

Os princípios hedonistas de Crowley, com a pregação do aproveitamento dos prazeres terrenos (debaixo do pretexto de auto-conhecimento), incluindo sexo e drogas, foram base para todas as doutrinas satanistas que se seguiram.

Crowley nunca se declarou de maneira clara em sua obra como satanista, sendo considerado apenas como mais um anti-cristão. Porém, deve-se ressaltar que ele tomou para si próprio a denominação de "Número 666".

Por ser uma figura controversa Aleister Crowley despertou muito interesse entre artistas de rock.

Um dos mais famosos estudiosos da obra de Crowley foi Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin. Além de adquirir manuscritos e objetos pessoais de Crowley, Page chegou a comprar a mansão do bruxo às margens do Lago Ness, chamada Boleskine, onde Crowley teoricamente faria seus rituais (contam as lendas que depois que a mansão foi comprada pelo guitarrista, um caseiro se suicidou inexplicavelmente e um outro ficou louco).

Dizem por aí que em 1974, durante o lançamento do primeiro disco da gravadora Swan Song, comandada pelos componentes do Led Zeppelin, foi armada um festão de arromba (em uma caverna) com temática de ocultismo que incluía mulheres nuas encenando uma missa negra e garotas vestidas de freiras fazendo strip tease.

A fascinação de Jimmy pelo oculto era tão grande que ele chegou a possuir a maior loja de livros de ocultismo da Europa, chamada The Equinox. É também fato que na edição inglesa em LP (vinil) do terceiro disco da banda, existia a frase "Do What Thou Wilt" (faça o que quiseres) grafada entre os sulcos e o selo do disco.

No rock do Brasil a maior personalidade ligada ao pensamento de Crowley foi o maluco beleza Raul Seixas.

A música Sociedade Alternativa, entre outras, são exemplos disto. Ao final desta música Raul Seixas grita para o público:

"O Número 666 chama-se Aleister Crowley. A lei de Thelema... esta é a nossa lei e a alegria do mundo. Faz o que tu queres, há de ser tudo da lei. Todo homem e toda mulher é uma estrela."

Não estou afirmando que Raul Seixas era satanista (é bem provável que ele nem acreditasse na existência do Diabo), mas apenas que ele apreciava os ensinamentos de Crowley e deixou isto transparecer em sua obra artística e vida pessoal.


Voltando aos roqueiros "gringos" temos um outro exemplo de uma banda que abertamente se declarou simpatizante do demônio (literalmente):

Simpathy For The Devil (Simpatia pelo Diabo) é o nome de uma música dos Rolling Stones composta por Mick Jagger. Nela o personagem principal é o demônio, cantando em primeira pessoa (caso se interesse em ver a letra, clique aqui).

Mick Jagger confirmou que o fundador da Igreja de Satanás, Antony LaVey, foi o inspirador da canção.


Bem, se você acredita na existência do Diabo como um ser real e em atividade neste planeta, deve estar agora horrorizado com estas ligações sinistras entre alguns rock stars e o próprio Satanás.

Mas na verdade tenho comigo que a maioria deles não entendia que o demônio fosse um personagem real. Para a maior parte deles o Diabo era apenas uma figura mítica que simbolizava toda a rebeldia que eles queriam extravasar, bem como a essência da liberdade de vida que eles almejavam, mas também, especialmente, uma vantajosa fonte de fama e lucros garantidos para suas carreiras.


Acredito que quando o músico e ator britânico David Bowie fez o seguinte depoimento para a revista Rolling Stone: "O rock sempre foi a música do demônio. Eu acredito que o rock and roll seja perigoso. Sinto que estamos brincando com algo mais assustador do que nós mesmos.", ele estava na verdade utilizando o mesmo recurso usado pelos mágicos: "Manter o clima de mistério, pois ele é a alma deste negócio".

Também entendo que a declaração de agradecimento feita pelo grupo Red Hot Chili Peppers ao receber o MTV Awards de 1992: "Antes de mais nada queremos agradecer a Satanás!" foi feita em tom jocoso e provocativo, como que ironizando os crentes que sempre agradecem dando primeiramente graças a Deus.

Precisamos entender que esta turma do rock possui de forma geral um profundo sentimento anti-religião, mas isto não significa que todos sejam adoradores do Diabo. Como eu já disse, para a maior parte deles o Diabo é apenas um conveniente símbolo que lhes pode garantir a tão almejada fama e grana.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Rock e Satanismo - Separando a Lenda do Fato

por Cleiton Heredia


Acredito que você, assim como eu, já deve ter ouvido muito sobre a suposta relação que o Rock tem com o Satanismo.

Será que existem justificativas concretas para tal analogia ou tudo não passa de invencionices que geralmente brotam da cabeça de algum crente?

Analisemos algumas acusações de satanismo que são feitas a algumas bandas e artistas do Rock:

Led Zeppelin - Com certeza a banda mais acusada de ter temas satanistas escondidos em suas letras gravados de trás para frente. Muito embora possa existir muita pareidolia nesta história, o inegável é que o guitarrista Jimmy Page foi um profundo estudioso do bruxo inglês Aleister Crowley (falarei dele na próxima postagem), chegando a comprar a mansão deste. A morte do baterista John Bonhan e frequentes acidentes envolvendo os membros restantes são considerados por muitos como provas definitivas do pacto feito entre a banda e o demônio. Se bem que para mim, a forma intensamente maluca que este pessoal vive suas vidas é motivo mais que suficiente para muitas tragédias, sem ter que recorrer necessariamente à ação sobrenatural do Diabo.

Rolling Stones - É fato inquestionável que esta banda foi a primeira a abordar abertamente o tema satanismo em suas letras com a música Simpathy For The Devil (Simpatia pelo Demônio) e o disco intitulado Their Satanics Majesties Request (Serviço de Sua Majestade Satânica). Além disso em diversos discos colocaram referências a satanismo ou vodoo, como nos álbuns Goats Head Soup e Voodoo Lounge. A pergunta que fica no ar: Os caras realmente curtiam o ocultismo ou apenas o utilizaram como uma estratégia poderosa de marketing para atrair a moçada que curte coisas estranhas e diferentes. Não descarto a possibilidade de serem as duas coisas.

Beatles - Não existe nada declaradamente satânico nas canções dos Beatles, mas apenas o fato de que em seus últimos discos eles abordaram com frequência as religiões orientais. Como os cristãos entendem que estas religiões espiritualistas possuem influências satânicas, fica (por eles) estabelecida a conexão. Alguns referem-se ao fato de terem abusado do experimentalismo com drogas como um outro indício, mas acho um pouco de forçada de barra. O fato que não tem como se contestar é que John Lennon foi um estudioso do bruxo inglês Aleister Crowley, e este até aparece no meio da multidão presente na capa do álbum Sgt. Peppers (clique aqui para ver esta capa).

Eagles - Embora não tenham absolutamente nenhuma aparência ou temática satânica em suas letras, um ex-produtor acusou a banda de ligações com a organização conhecida como Satan Church (Igreja de Satanás). O ponto mais controverso está na letra da música Hotel California (já analisada anteriormente em uma série de postagens aqui neste blog). Os mais fanáticos falam de mensagens satânicas gravadas ao inverso e outros já interpretam o Hotel California como a sede da Igreja de Satanás no estado da Califórnia, que havia sido anteriormente um hotel. Mas tudo não passa de uma simples questão de interpretação onde cada um só enxerga o que quer.

The Doors - A grande maioria dos rock stars são uma classe de pessoas diferentes (para não dizer estranhas). Quando as pessoas, que querem acreditar na ligação deles com o Diabo, não conseguem nada chocante nas músicas para mostrar, vão sempre na vida pessoal desta gente. E aí o terreno é fértil! Por exemplo: O vocalista Jim Morrison se casou em um ritual pagão com uma bruxa. Além disto este vocalista afirmava trazer dentro de si o espírito de um feiticeiro índio, um "shaman". Eu acho que cada um tem o direito de escolher a religião que quiser, porém se isto irá ou não acabar influenciando na sua obra artística e consequentemente irá me influenciar já é uma outra história.

Iron Maiden - Após terem lançado o disco The Number of The Beast (O Número da Besta) passaram a ser frequentemente taxados de satanistas embora raramente abordem o tema. A mascote Eddie das capas dos discos (uma "simpática" caveira no melhor estilo da volta dos mortos vivos) é frequentemente associada a um demônio. Como eu digo: Cada um enxerga aquilo que quer enxergar. O fato é que este pessoal é "pauleira" e sabe dar para o seu público o que eles querem. Resultado: Faturam alto!

Kiss - Embora não abordem temas satânicos em suas letras, o visual carregado e truques de palco do baixista Gene Simmons (que se veste e se maquia como um demônio, "vomita" sangue e cospe fogo) levou parte da opinião pública a taxar a banda de satanistas. O nome "Kiss" (em inglês "Beijo") chegou a ser interpretado como sigla para "Kids In Satan's Service" (Crianças a Serviço de Satanás) ou "Knights In Satan's Service" (Cavaleiros a Serviço de Satanás). Porém, isto é produto da mente fértil de algum crente, pois nunca foi provado que o nome da banda tenha este significado. A estes boatos ridículos somam-se outros como este de que a banda fazia sacrifícios de animais em seus shows. Embora isto nunca tenha sido presenciado por quem quer que seja, sempre tem aquele que jura de pé junto que durante o show eles espalham pintinhos no palco e depois os esmagam com suas mega-botas. Só rindo.

AC/DC - O álbum Highway To Hell (Auto Estrada para o Inferno) e músicas como Hell's Bells (Sinos do Inferno) foram mais que suficientes para serem taxados de satanistas. Se bem que é aquela velha história de dar para o público aquilo que vai garantir boas vendagens, bem como ter que competir no mercado com outras bandas que também sabem apelar. A situação piorou quando um conhecido assassino serial psicopata conhecido como "Night Stalker" (Rastejador Noturno) afirmou matar influenciado pelas letras da banda. Mas até aí nada de mais, pois tem psicopata que gosta de matar ouvindo música clássica.

Mercyful Fate - banda dinamarquesa de grande influência e cuja marca principal é o visual satânico do vocalista King Diamond (que mais tarde seguiu carreira solo). King Diamond é um cara cuja esquisitice está acima da média dos roqueiros. Ele afirmava dormir em um caixão e ser capaz de falar de trás para frente. Quem é bobo que acredite. Como uma ferramenta a mais de apelação para se destacar e chamar a atenção, a banda usa na decoração de seu palco restos reais de ossos humanos, o que não constitui crime na Dinamarca.

Como acabamos de ver, não tem muito como negar algum tipo de ligação de algumas destas bandas de rock com o ocultismo (satanismo), quer seja por opção pessoal de seus integrantes ou por uma simples estratégia de marketing.

Para aqueles que curtem esta turminha aí de cima, apenas relembro o que já disse na postagem anterior: não é só porque muitos gostem de ouvir Mozart que necessariamente devam ser interpretados como pessoas que aprovem o estilo de vida daquele jovem compositor e queiram viver como ele viveu.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

O Rock é do Diabo?


Como vocês podem perceber pelas seleções de músicas que diariamente disponibilizo em meu blog, meu gosto musical é bem eclético. Gosto quase de tudo, só não suporto samba, pagode, funk, aché e coisas do gênero ("Vade Rectum").

Quando eu era mais jovem (entre 14 e 15 anos - década de 70) comecei a curtir Rock'n Roll. Ouvia desde Elvis Presley até Black Sabbath e Nazareth. Um dia na igreja que eu frequentava apareceu um cara tocando disco ao contrário e jurando prá gente que ali existiam mensagens do Demo. Eu acreditei e nunca mais ousei a ouvir o "satânico" Rock.

Assim como eu naquela época, muitos hoje continuam acreditando que o Rock foi inventado pelo Diabo em pessoa.

Quais são as razões para tal analogia? Bem, eles explicam:

1) O rock de uma maneira geral prega a rebeldia (e violência) contra os costumes vigentes e ataca o sistema vigente, incluindo a religião vigente;

2) O rock prega o hedonismo, o que é contrário à pregação das igrejas cristãs e frequentemente associado a satanismo (o hedonismo é o gozo máximo dos prazeres terrenos, e é um dos princípios da maior parte das seitas satanistas);

3) O rock prega o individualismo, a vontade própria acima da vontade da maioria (mais um princípio vigente entre os satanistas);


Para ser sincero, eles não estão tão errados nestes três pontos, pois muitos "rock stars" tem enfileirado por estes caminhos (ao menos na aparência), bem como frequentemente adotam em suas músicas o tema das drogas, do sexo e do oculto.

Mas por que fazem isto? Creio que são dois os motivos principais: Muitos deles curtem este estilo de vida por opção pessoal e todos eles (sem exceção) querem ficar ricos e famosos. Sim, grana e fama com tudo aquilo que as acompanha são as principais motivações.

Os "Beatles" já entendiam que a fórmula mágica de apresentar a rebeldia em forma de arte, vende e vende muito. O ser humano (especialmente os jovens) se sente atraído pelos temas considerados "proibidos" por parte da sociedade conservadora. E é aí que também entra o interesse pelo oculto.

Eu entendo que o grande problema não está no estilo musical em si, mas sim na cabeça imatura e facilmente influenciável de muitos jovens (e até de adultos). Eles não sabem separar a performance artística da vida real. Eles também não conseguem raciocinar que a opção de vida deste ou daquele artista trará mais cedo ou mais tarde suas consequências.


Um exemplo de que o problema não está no estilo musical é, por exemplo, Wolfgang Amadeus Mozart. Todos aqueles que desaprovam o rock afirmam que a música clássica é muito mais nobre e melhor. Mas na verdade o grande Mozart viveu, para os padrões de sua época, da mesma forma que um rock star malucão. Tanto é que teve o mesmo fim que a grande maioria deles: morte prematura.

Agora, já pensou se todos aqueles que curtem a eterna música clássica de Mozart acharem que curtir de verdade é viver da mesma forma que ele viveu?

Portanto, quer curtir Mozart ou uma música do Black Sabbath? Tudo bem! Não vejo nenhum problema em gostar deste ou daquele estilo musical. Apenas saiba separar o mundo ilusório da arte da vida real.

P.S.: Quanto a pergunta que deu título a esta postagem, respondo: Depende! Se você for um crente irá demonizar a tudo aquilo que julga ruim e detestável.

terça-feira, 14 de julho de 2009

A vida nem sempre imita a arte

por Cleiton Heredia

Preste muita atenção na performance logo abaixo:



Acho que você já deve saber que se trata do baixista e fundador do KISS, Gene Simmons.


Com 1,90m, Gene é um dos maiores ícones do rock mundial. É famoso mundialmente por sua gigantesca língua e nos palcos chama a atenção por sua "demoníaca" figura, por cuspir fogo, vomitar sangue (como você acabou de ver), além de tocar seu baixo em formato de machado.

Você deve estar se perguntando por que eu estou fazendo menção a esta figura bizarra e completamente repugnante para alguns.

Bem, esta postagem tem como objetivo nos mostrar como é fácil rotularmos aqueles que achamos que são diferentes de nós, principalmente quando acreditamos que esta diferença viola nossos padrões de normalidade.

Se eu lhe perguntasse o que acha de Gene Simmons logo após você assistir algumas de suas grotescas performances no palco, tenho a impressão que ouviria alguns adjetivos tais como: maluco, louco, demente, retardado, drogado, viciado e por aí vai. Agora se a pessoa for um religioso, um cristão por exemplo, as qualificações acima seriam incrementadas com: demoníaco, diabólico, possesso por espíritos malignos, satanista e coisas do tipo.


E tudo isto com base em que? Na performance de um artista no palco somada aos rumores e boatos da vida que levam, geralmente com base em outros artistas do mesmo gênero.

Então vamos ler agora algumas declarações de Gene Simmons que foram publicadas e amplamente divulgadas:

"Nunca bebi ou tomei drogas em toda minha vida. Só fico alto quando estou na cadeira do dentista. Meu único vício são as mulheres."

"Adoro quando idiotas drogados se matam, pois sobra cada vez mais espaço prá gente."


Será que um homem que faz aquelas coisas estranhas no palco tem algum valor familiar? Vejamos:

"Bem, meus filhos nunca tem tempo ruim comigo. Meu menino está na sétima série e nunca perdeu uma aula. Ele está no programa de estudos para alunos avançados, o que significa que ele é muito inteligente. Sophie também é a estudante da semana, a maioria das semanas. Eles são crianças perfeitas, mas todos os pais acham que seus filhos são perfeitos não é?"

"Nossa responsabilidade é proteger nossos filhos, lhes fornecer dinheiro, estrutura e amor. O trabalho deles é tirar boas notas no colégio e se comportar, ponto final. Essa noção de pais tendo que negociar com seus filhos que acabaram de aprender a limpar as suas bundas está fora de questão."

"Talvez isto tenha a ver com o que minha mãe que sobreviveu a um campo de concentração alemão. Aprendi através dos olhos e das palavras dela que, para mim, é o ser humano mais sábio que eu conheço: 'perdoe, mas não esqueça, todo dia é um bom dia'. Ela também tem uma filosofia de vida que me ajuda a ver com muito mais clareza e isto significa que, se você é um rockstar e não consegue nem ler ou escrever música, o mínimo que você pode fazer é ter cuidado."

Simmons disse que ele vive pelas mesmas regras que ele aplica às suas crianças. “Eu nunca fiquei doidão, bêbado e nem fumei na minha vida.” ele disse.

Gene Simons nunca se casou, mas vive junto com a mesma parceira e mãe de seus dois filhos, a Playmate da Playboy no ano de 1982, Shannon Tweed, que também declara:

"As crianças tem as suas prioridades definidas – se manterem sóbrias e prestando atenção."


Ainda quanto às drogas, que geralmente estão associadas ao mundo do Rock'n Roll (KISS não é Black Metal, mas sim Hard Rock), Gene comenta sobre seus ex-parceiros de banda, o baterista Peter Criss e o guitarrista Ace Frehley, integrantes da formação original:

"Eles são pessoas dependentes de álcool e drogas. Ace e Peter foram demitidos em 1980. Em 1995 eles foram autorizados a voltar, mas começaram a beber novamente e usar drogas. Nós tentamos ajudar, mas não sou pai deles."

"A verdade é chocante e faz você se sentir triste. O que é triste não é o fato de que o Ace não consegue tocar guitarra e mesmo assim é parte do Kiss, mas sim que as drogas são idiotas, esta é a parte chocante. Acredito que somos responsáveis por tudo que fazemos em nossas vidas, a minha família não é diferente da sua. Quero dizer que a família Kiss tem problemas, mas existem várias pessoas que tem, por exemplo, um pai que amam, mas quando ele chega em casa bêbado, ele é um idiota. É a mesma pessoa que você pode amar ou odiar em situações diferentes. Então eu adoro o Ace e o Peter, eu tenho orgulho da banda que nós fizemos juntos, mas eu os odeio com todo meu coração por usarem drogas e viverem bêbados porque eles machucaram a banda e os fãs, e eu tenho aguentado isto por 30 anos."


Não tenho a menor intenção de canonizar Gene Simmons ou tomá-lo como exemplo de vida (se bem que faria bem para alguns idiotas fazê-lo), mas quero apenas chamar a atenção de alguns jovens que não sabem separar uma performance artística planejadamente calculada para impactar e vender muito, da vida real onde as pessoas quando chegam ao ponto de vomitar sangue é porque estão muito doentes.

Se liga ô meu!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Abraçar um Leão



Quando eu era criança acalentava em meu coração um sonho. E de certa forma, até não muito tempo atrás, o mantive vivo em minha memória como algo que realmente poderia acabar se concretizando no porvir.

"Abraçar um leão!"

Sim, este era o meu sonho infantil. Ainda me lembro daquele quadro de feltro verde onde a professora da escolinha bíblica colava aquelas gravuras coloridas encenando a Nova Terra com um lindo palácio de ouro reluzente ao fundo e, em primeiro plano, um lindo jardim com muitas flores e animais. Lá estava Jesus, mas minha mente infantil sempre se encantava ao ver uma criancinha abraçando um enorme leão. Como eu queria ser aquela criança!

Cresci, mas minhas crenças religiosas continuavam alimentando este sonho como uma realidade plausível para o futuro. É claro que eu não seria mais uma criança, mas não importa, pois ainda iria querer abraçar e brincar com um leão como se fosse criança.

Bem, como atualmente o imperativo da razão já não me permite mais sonhar como outrora, limito-me aos belos sentimentos que a história relatada no vídeo abaixo me proporcionam:



Não sei se um dia abraçarei um leão como fizeram estes dois homens. É mais provável que isto nunca ocorra comigo, porém consolo-me com o pensamento de que posso "nesta vida" desfrutar da emoção de viver ao lado de verdadeiros amigos partilhando uma amizade sincera e desinteressada.

São amizades deste tipo que faz a vida valer a pena!

Esta postagem é uma homenagem a todos que me dão o privilégio de partilhar sua amizade.

Nosso leão

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Uma História de Amor

.
(Antes de assistir a este vídeo desligue o áudio do Blog)



(Ligue agora o áudio do Blog para ler a poesia)

Amor

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração para de funcionar por alguns segundos, preste atenção. Pode ser a pessoa mais importante da sua vida.

Se os olhares se cruzarem e neste momento houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.

Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante e os olhos encherem d'água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.

Se o primeiro e o último pensamento do dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente divino: o amor.

Se um dia tiver que pedir perdão um ao outro por algum motivo e em troca receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um pro outro.

Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura, que coisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida.

Se você conseguir em pensamento sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado... se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo ela estando de pijamas velhos, chinelos de dedo e cabelos emaranhados...

Se você não consegue trabalhar direito o dia todo, ansioso pelo encontro que está marcado para a noite... se você não consegue imaginar, de maneira nenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado...

Se você tiver a certeza que vai ver a pessoa envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela... se você preferir morrer antes de ver a outra partindo: é o amor que chegou na sua vida. É uma dádiva.

Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro. Ou às vezes encontram e por não prestarem atenção nesses sinais, deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente.

É o livre-arbítrio. Por isso preste atenção nos sinais, não deixe que as loucuras do dia a dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o amor.


Carlos Drummond de Andrade