sexta-feira, 27 de março de 2009

Convite:



Aqui está mais uma oportunidade de você assistir um Show de Ilusionismo de qualidade com alguns dos atuais mágicos que formam a AMSP (Associação de Mágicos de São Paulo).

Vai ter de tudo um pouco: mágica de proximidade (close-up), mágica de palco, mentalismo e até grandes ilusões.

A maioria dos mágicos que irão se apresentar são profissionais de grande experiência que são contratados com frequência para vários shows e alguns inclusive com passagem por programas de TV.

Na modalidade mentalismo veja no vídeo abaixo algo que poderá ter a oportunidade de presenciar bem de perto:



Data: 30/03/2009 (Segunda-feira)
Local: ANFITEATRO DO MUSEU DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
Endereço: Rua Jorge Miranda nº 308 (Esta rua fica junto a estação Tiradentes do Metrô)
Horário: 21 horas

quinta-feira, 26 de março de 2009

Vamos viajar?

.
Que tal uma viagem exatamente agora aí onde está ao som de Jean Michael Jarre?

Antes de qualquer coisa, sente-se confortavelmente em sua cadeira e procure ficar o mais relaxado possível (fique tranquilo, pois não se trata daqueles vídeos onde no final você toma um p... susto - dou minha palavra de blogueiro e aposto minha credibilidade nisto).

Caso esteja sem tempo para curtir a viagem sem interrupções, deixe isto para mais tarde quando estiver mais tranquilo.

Primeiro vamos viajar por nosso planeta...



Agora vamos viajar para um outro planeta de nosso sistema solar...



Está gostando? Então que tal agora dar um "pulinho" em outras galáxias do universo...



Quer ir um pouco mais longe? Então vamos visitar uma outra dimensão...



Está bem relaxado? Não pense em nada neste momento. Apenas viaje pelo próximo vídeo deixando a música te levar enquanto sua mente vagueia pelas imagens...



Fim da viajem.
Pode acordar agora...
Ei, acorda!
Já acabou!
tsc, tsc...

Bem, se você continua com a cara grudada na tela do computador com o olhar vago e distante, provavelmente tenha entrado em estado "alpha" de relaxamento.

Então, bons sonhos e até a próxima viagem.

P.S.: Sempre que estiver muito preocupado, ansioso ou agitado, repita esta viagem e se sentirá bem melhor ao final. Tudo não passa de processo psicológico de relaxamento mental e não tem nada haver com condicionamento para possessão demoníaca. Por favor, poupe-me destas superstições ridículas, pois estas coisas só acontecem com mentes fracas e desequilibradas.

quarta-feira, 25 de março de 2009

A Revista VEJA surpreende!


Achei muito interessante a decisão da revista Veja de disponibilizar o acesso irrestrito a "todas" as edições na íntegra (de capa à contra-capa) dos últimos 40 anos.

É um trabalho impressionante e creio que servirá como fonte de consulta e garimpagem de dados para efetivação de eventuais trabalhos de pesquisa. Todas as edições de VEJA poderão ser consultadas na íntegra na web. A revista VEJA abre todo o seu acervo de 40 anos de existência na internet.

Todas as edições poderão ser consultadas na íntegra em formato digital no endereço:

http://veja.abril.com.br/acervodigital/


A revista liberou o acervo em comemoração ao seu aniversário de 40 anos. A primeira edição de VEJA foi publicada em 11 de setembro de 1968.

O sistema de navegação é similar ao da revista em papel: o usuário vai folheando as páginas digitais com os cliques do mouse.

O acervo apresenta as edições em ordem cronológica, além de contar com um sistema de buscas, que permite cruzar informações e realizar filtros por período e editorias.

Também é possível acessar um conjunto de pesquisas previamente elaborado pela redação do site da revista, com temas da atualidade e fatos históricos.

Com investimento de R$ 3 milhões, o projeto é resultado de uma parceria entre a Editora Abril e a Digital Pages e levou 12 meses para ficar pronto. Mais de 2 mil edições impressas foram digitalizadas por uma equipe de 30 pessoas. O banco Bradesco patrocinou a iniciativa.

Uma iniciativa fantástica que democratiza o acesso à informação e que deveria ser seguida por outras revistas formadoras de opinião.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Deus é amor ou o amor é deus?


Em certo programa evangélico na rádio ouvi alguns testemunhos de pessoas que tinham em determinado momento de suas vidas se envolvido com drogas, prostituição, jogatinas e outros problemas diversos, e, como era de se esperar, acabaram no fundo do poço tendo que colher os frutos de suas escolhas equivocadas, tais como crise conjugal, doenças, filhos desajustados, desemprego, crise nas finanças pessoais, depressão e outros desajustes psicológicos, etc.

Todos eles eram enfáticos em dizer como a fé em um Deus pessoal de amor, compaixão e misericórdia mudou completamente suas vidas. O drogado acreditou que Deus o amava sendo poderoso para lhe libertar e acabou abandonando o vício. Aquele lar desajustado ficou muito melhor depois que passaram a acreditar que existia um Deus com um propósito específico para cada vida ali envolvida. Até mesmo os problemas de saúde (a maioria oriundos de desajustes psicológicos) encontraram a cura quando as pessoas que as sofriam passaram a encarar a vida de uma perspectiva mais otimista, pois passaram a crer que Deus se preocupava com os mínimos detalhes de sua vida.

Tirando todo o sensacionalismo e mercantilismo por trás da esmagadora maioria dos segmentos religiosos (aliás, não conheço nem um sequer que esteja isento disto), é inegável o fato que a crença em Deus tem seus benefícios pessoais e sociais. Para negar isto será necessário fechar os olhos para as evidências de fatos concretos bem palpáveis e mensuráveis.

Não quero aqui entrar no mérito religioso especificando qual conceito de divindade é mais vantajoso, mas apenas quero fazer uma breve análise tratando simplesmente da fé ampla em um ser criador amoroso, justo, onipotente, onisciente e onipresente. Mesmo porque existem certos conceitos de divindade que são considerados prejudiciais ao ser humano por mantê-lo preso a superstições que não fazem o menor sentido à luz dos atuais conhecimentos científicos. Esqueça isto por enquanto! Vamos apenas falar de forma generalizada da fé em um Deus capaz de transformar uma vida para melhor.

Este tipo de reflexão leva-me a pensar na proposta de alguns ateus mais radicais e militantes que afirmam aos quatro cantos que o mundo seria um lugar bem melhor para se viver caso a crença em Deus fosse definitivamente extinta. Será? Como? De que forma aquele viciado encontraria a libertação dentro de uma proposta de um mundo ateu? Onde aquele desajustado social encontraria forças para mudar de vida simplesmente acreditando que Deus não existe e de que ele está neste planeta sem qualquer tipo de propósito específico. Na ciência?

Teria a ciência o poder de transformar vidas? Tenho para mim que se o conhecimento científico fosse o suficiente para libertar o homem de suas mazelas, o ser humano estaria cada vez mais ajustado e o mundo cada vez melhor. É claro que esta é uma afirmação bem simplista, pois apesar do grande avanço científico, os desequilíbrios sociais neste mundo devem ser considerados, bem como o fato de ser humano ser o tipo de “bicho” que é.

Para o sincero pesquisador da verdade, aquele que procura entender se a existência de Deus é uma realidade ou não, este tipo de argumentação não será muito convincente. O fato de um conceito fazer bem para algumas pessoas não prova que ele seja verdadeiro. Acreditar em Papai Noel me fazia mais feliz quando eu era uma criança, porém isto não significa que este personagem existiu de fato na minha infância.

Conforme avanço neste tipo de raciocínio começo a conjecturar se que aquele viciado ou desajustado, que mudou sua vida devido ao “amor de Deus”, também não seria transformado com base na realidade do amor sem Deus. Entenda “amor sem Deus” como o amor desinteressado de um semelhante por outro, capaz de trazer significado para a vida por mais efêmera que seja.

O crente em Deus acredita que Deus é a fonte deste amor que transforma. Já o ateu entende que o amor pode transformar pelo simples fato de ser o que é e independentemente de onde se atribua sua fonte. Pronto! Está aí um conceito comum no qual crentes em Deus e ateus podem dar as mãos, a saber, de que o amor que gera interesse abnegado e altruísta de uns para com os outros é o grande segredo de uma humanidade melhor.

Que diferença faz se para o crente “Deus é amor” enquanto para o ateu “o amor é deus”? “Blasfêmia!”, dirá o crente que acredita não existir o amor sem Deus. “Idiotice!”, dirá o ateu que entende não existir qualquer tipo de deus.

Tudo bem! Então continuem brigando entre si para impor suas idéias uns aos outros ao invés de simplesmente entenderem que não importa se personificamos ou não o amor, pois no fundo o que realmente importa é o fato inegável de que o amor existe e pode continuar trazendo transformação e significado para a nossa existência.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Outono

Autor desconhecido



20 de março


Outono é outra primavera, cada folha uma flor. Albert Camus


A brisa suave acaricia meu rosto
Desperta sentimentos de ternura e beleza
Clarim luminoso do sol
Beija as flores adormecidas
É outono com certeza!!!



Outono...
Tempo de fenecer
As folhas que aparentam secas
Expiram de amor para renascer!



Outono...
Tempo de colheita, onde os frutos crescem.
Tempo de colher o amor, suspiro de emoção.
Tempo de colher as lições da vida.



Outono...
Estação do amor duradouro...
Apesar da efemeridade das folhas,
Resta-nos a perpetuação das sementes...



Outono! Mágica estação
A desfolhar do meu coração
Mágoas que deixaram em mim!



Outono! Doirada estação
Prenúncio de um sonho bom
Esperança de um novo porvir!


quinta-feira, 19 de março de 2009

A Razão e a Fé


Aceitar um argumento mediante o uso da razão é saber analisar de forma coerente os fatos (as evidências) se valendo de todo conhecimento científico disponível e utilizando-o para se aproximar cada vez mais da verdade.

Aceitar um argumento mediante o uso da fé é saber que não existem meios de comprovar de forma irrefutável aquilo que se crê, mas mesmo assim decidir acreditar naquilo como sendo uma verdade absoluta, não passível de questionamentos.

A razão está sempre à procura da verdade, porém a fé já a possui. Por outro lado, quando a razão encontra uma verdade inquestionável, a fé perde completamente sua função.

Aprendi entre os religiosos que a fé e a razão não são antagônicas, mas se complementam. Em outras palavras isto quer dizer o seguinte, como a fé já é detentora da verdade, tudo aquilo que a razão puder conceber de forma a consubstanciar a fé será prontamente aceito, porém quando houver discordância a razão deve ser subjugada (silenciada) pela fé.

Por outro lado, a razão pode ser complementada com a fé. Os cientistas muitas vezes fazem isto ao admitir como verdade certas premissas que não podem ser provadas de forma empírica. Mas existe uma enorme diferença entre a fé de um cientista e de um religioso, pois o primeiro jamais subjugará a razão por causa da fé, pelo contrário, caso a razão lhe indique um caminho contrário àquilo que anteriormente cria, não hesitará em mudar suas crenças.

No meio religioso usar a razão para questionar a fé não é algo visto com bons olhos. Para eles a fé pode questionar a razão, mas nunca o contrário. Sinto na minha própria pele todo o preconceito movido pelos religiosos apenas porque um dia resolvi eleger a razão, e não mais a fé, como soberana. Já até me disseram que vou para o inferno por causa disto, mas sinceramente não entendo como eles podem crer num deus que salva somente pela fé os seres que um dia ele mesmo criou dotados de razão.

Diante disto me pergunto se um homem de fé pode ser racional. Os religiosos me dirão prontamente que sim, mas eles mesmos precisam admitir que a racionalidade de um homem de fé é parcial e limitada às suas crenças, pois nunca poderá ir além delas.

Concluo que entre a razão e a fé, o primeiro tem muito mais possibilidade de encontrar a verdade do que o segundo que acredita piamente, até mesmo contra a própria razão, que já a possui.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Existência de deus - Porque tanta preocupação com aquilo que a ciência diz se no final das contas o que vale mesmo é a fé?


A aceitação racional da existência de deus tal como a de Antony Flew que abandonou o ateísmo após uma re-análise de suas convicções, ou mesmo daquele que afirma ter escolhido crer em deus na plenitude de sua razão, só me deixa ainda mais confuso em relação ao sentido prático desta crença.

Li recentemente que o conceito de deus apresentado pelas religiões pode ser muito limitado e desvirtuado por construções humanas, e portanto, que deveríamos nos permitir a um tipo de crença mais transcendental.

Mas se pensarmos bem, a razão pode até levar-nos a conjecturar a possibilidade de deus existir, porém nunca poderá ir muito além disto. Não poderei nunca afirmar que este deus é bom, santo, pessoal ou se está interessado em mim, com base na razão, ciência, epistemologia, axiologia ou metafísica.

Somente as religiões com base nas suas revelações sobrenaturais é que podem ir além da mera aceitação da existência de deus, para a definição de como ou quem é este deus.

E no final de tudo, o que realmente importa em termos práticos, não é simplesmente eu estar convencido de que o universo e a vida só seriam possíveis ou viáveis se algum tipo de deus existisse, mas sim se este deus é um ser pessoal e está positivamente interessado em minha vida.

Caso contrário, ser convencido racionalmente de sua existência sem ter condições de ter a mesma certeza de quem este ser é e de quais são as suas preocupações, só me leva a pensar que tal crença de nada me vale.

Agora, se você argumentar comigo que posso conhecer a este deus (que a razão pode sugerir existir) somente pela fé na revelação sobrenatural de um determinado segmento religioso, então eu lhe pergunto:

Porque se preocupar em fazer com que a crença num deus seja racionalmente científica, se em termos práticos (aqueles que podem fazer uma diferença significativa na minha vida neste planeta) eu terei que escolher um deus, entre os vários oferecidos pelas religiões, usando única e exclusivamente a fé?

quinta-feira, 12 de março de 2009

Você já consultou Akinator hoje?


Akinator é um gênio virtual (uma espécie de oráculo da internet) que se propõe a descobrir qualquer personagem em quem você esteja pensando.

Basta você acessar o endereço http://pt.akinator.com, pensar em uma pessoa qualquer (real ou não) e começar a responder as perguntas que ele lhe fará.

Tenho certeza que você ficará impressionado com o poder de dedução deste gênio mentalista.

Você acredita que ele conseguiu advinhar que eu estava pensando em um personagem muito antigo de um desenho animado japonês de 2ª categoria chamado "Fantomas"?

Divirta-se!

terça-feira, 10 de março de 2009

Convite: Mais Mentalismo na TV-CINEC (ao vivo)


Estarei de volta hoje na TV-CINEC às 21 horas com mais algumas experiências de mentalismo.


Pretendo realizar pequenas experiências envolvendo a técnica de leitura corporal, intuição telepática, precognição e talvez um ou dois casos de curiosas coincidências.


Terei a honra de estar ao lado da mais fantástica dupla de mágicos do Brasil: THE JOKERS. Bem nem preciso dizer mais nada! Basta dar uma olhada no site destes dois jovens mágicos para entender porque o programa de hoje está imperdível (o mentalismo será apenas um pequeno detalhe a mais).

Para assistir é só acessar o endereço http://www.tvcinec.com.br/

Um vídeo constrangedor

.
Disponibilizo aqui um vídeo indicado por Carlos H. do Blog "Leite com Manga faz Mal".

Caso seja um religioso sincero, porém sem uma base de "fé" muito sólida, por favor não o assista. A mensagem contida nele pode causar danos irreversíveis às suas frágeis convicções religiosas. Aliás, caso seja um religioso satisfeito com a sua fé, nem perca tempo lendo este blog.

Agora, caso não tenha receio de colocar em prova as "suas certezas" e não tenha medo de questionar as "suas verdades", vá em frente, pois a verdade continuará sendo sempre a verdade independentemente dos questionamentos que faça ou de quanto a investigue.


Qual seria o seu veridito se estivesse no lugar daqueles homens?

terça-feira, 3 de março de 2009

Convite: Mentalismo ao vivo na TV-CINEC

.
Hoje, dia 03 de março às 21 horas, convido aos amigos para assistirem ao programa "Truques e Ilusões" na TV-CINEC onde terei uma pequena participação apresentando algo sobre mentalismo.

O programa vai ao ar todas as terças-feiras às 21 horas e é apresentado ao vivo pelo mágico Karpes no www.tvcinec.com.br.

Abaixo você poderá ver algumas fotos tiradas durante a transmissão de programas anteriores.

Karpes entrevistando meu grande amigo Mágico, Músico e Compositor Borin


Um colega mágico se apresentando


E aqui um vídeo com a apresentação do mágico Fábio De'Rose que foi ao ar no dia 16/09/2008.



Então é isso! Caso esteja com um tempinho sobrando passa por lá.